Aprenda a calcular a quantidade de tijolo por metro quadrado!


 

Fazer o cálculo da quantidade correta de material que precisará para a construção ou reforma é uma ação bastante importante, pois dessa forma você evita o desperdício e o gasto desnecessário.

Portanto, iremos ensinar de forma clara e objetiva como você deve calcular a quantidade de tijolos que serão necessária para uma obra. Acompanhe os passos logo abaixo.

Passo-a-passo do cálculo do tijolo por m²


1- Com uma fita métrica ou trena meça a altura e o comprimento da parede em que serão assentados os tijolos. Caso você tenha o projeto em mãos, fica ainda mais fácil, apenas pegue esses números direto dele.

medida parede tijolos

2- Faça a multiplicação do comprimento pela altura e determine a área total que será levantado os tijolos.
Exemplo: se a parede tem 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, o total em metros quadrados é 50, ou seja 50 m².

3- Caso você for levantar muitas paredes de tijolos, você deve medir a altura e comprimento de cada uma delas, fazer a multiplicação como foi mostrado acima e por fim, somar tudo para ter a metragem final.

Recomendo que leia também: como levantar paredes de tijolos.

Exemplo: uma parede tem 10 metros de comprimento por 5 metros de altura. Outra parede tem 15 metros de comprimento por 5 metros de altura. Também tem um muro com 25 metros de comprimento por 2 metros de altura.
Fazendo os cálculos: 
10 x 5 = 50 m²
15 x 5 = 75 m²
25 x 2 = 50 m²
Somando tudo, o resultado será: 50 + 75 + 50 = 175 m²

4- Para dar sequência, você precisará saber qual o tipo de tijolo e suas medidas que será usado na construção.
Como exemplo usaremos o tijolo de 8 furos com a medida de 9 x 19 x 29 centímetros. Como essas medidas estão em centímetros e o cálculo é feito em metros, precisamos converter para metros. Então: 9 centímetros é 0,09 metros, 19 cm é 0,19m e 29 cm é 0,29m.

medida tijolo 8 furos 9x19x29

5- Para fazer o cálculo do tijolo usaremos o comprimento e altura, que no caso do exemplo acima é 0,29m por 0,19m.
Fazendo o cálculo: 0,29 x 0,19 = 0,0551 m²
Então, para saber quantos cabem em 1 metro quadrado, basta dividir 1 por 0,0551, que o resultado será 18,14. Arredondamos para menos, pois a espessura da argamassa de assentamento influencia no cálculo, podemos dizer que é preciso em torno de 17 tijolos por metro quadrado de parede.

6- Agora vamos determinar quantos tijolos serão necessários para a nossa construção de exemplo.
Basta multiplicar os 17 tijolos que são necessários por 1 metro de parede construída pela metragem total de parede e muro que serão levantas.
Seguindo o nosso exemplo: 17  x 175 = 2975.

Ou seja, serão necessários em torno de 2975 tijolos de 8 furos com medida de 9 x 19 x 29 para levantar 175 metros quadrados de parede e muro na construção do exemplo.


Pronto!
Agora colete as medidas dos tijolos e da área da sua construção e faça os cálculos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!