Inicio » , , , » Passo a passo de como REBOCAR a parede!

Passo a passo de como REBOCAR a parede!


Qual a medida de massa para rebocar parede?
Segue abaixo a lista do material necessário:

Areia, Cal, Cimento, Aditivo.
Nota: Aditivo é um impermeabilizante adicionado a massa que ajuda a fixar e impermeabilizar a parede.


Veja também: Como fazer a cura do concreto

MEDIDA PARA REBOCAR PAREDES INTERNAS:
Para reboco interno uso a medida de 3+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; três baldes de areia, mais 2 de cal e mais 1 de cimento e aditivo.
Obs: Junte todas as partes para obter uma farofa e depois adicione água aos poucos para obter a massa desejada.

MEDIDA DE REBOCO EXTERNO:
Na parte externa uso a medida de 2+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; 2 baldes de areia, mais 2 de cal e mais 1 de cimento e aditivo.


Veja também: Como chapiscar a parede


Aprenda como rebocar a parede

O reboco externo tem uma espessura média de 20mm ou 2cm. Já o reboco interno tem uma espessura média de 15mm ou 1,5cm. Entretanto para conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Veja mais sobre alvenarias em: Execução de Alvenaria, Passo a Passo! Parades que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.

Macete 1: Antes de aplicar o reboco nas paredes elas já devem ter sido chapiscadas. Veja mais sobre chapisco em: Execução de Chapisco, Passo a Passo!

Vejam abaixo como executar o reboco, passo a passo:

1. Executar as mestras do reboco: as mestras que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede;


2. Rodar o traço de argamassa de reboco: na betoneira rodar o traço de argamassa de reboco 1:6 (1 parte de cimento para 6 partes de areia) com o auxílio de padiolas.

Macete 2: É importante usar algum aditivo plastificante de argamassa de reboco ou aditivo que substitiu a cal. Geralmente usa-se de 50ml a 100ml por saco de cimento, e tem um custo barato. Veja mais em: Aditivos para argamassas de reboco, passo a passo!

3. Aplique a argamassa na parede: com o auxílio da colher e desempenadeira de pedreiro, seguindo a espessura das mestras;


4. Deixe a argamassa “puxar”. Isso, nada mais é que, deixar a massa descansar para que ela perca um pouco de água para você conseguir sarrafear a massa. Macete 3: Geralmente a massa demora de 45min a 60min para puxar, dependendo do clima: está de sol forte? Está nublado? A parede está sob sombra de árvore? Está úmido?


Macete 4: se você der o acabamento na massa “verde”, ou seja, que ainda não deu pega, o reboco vai trincar todo.

5. Sarrafear a massa: após a massa puxar inicie o sarrafeamento com a régua de alumínio de 2,0m. inicie o sarrafeamento de cima para baixo seguindo as mestras e cruzando a régua entre as mestras para que o pano de reboco fique no prumo e bem acabado;


6. Desempenar a massa: com a desempenadeira de pedreiro inicie o desempeno e acabamento da massa em movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não conseguir retirar. Com a trincha jogue um pouco de água nos pontos aonde a massa já está mais dura e difícil de passar a desempenadeira. Faça isso até que o reboco fique liso e bem acabado.

Macete 5: no encontro de uma massa de reboco velho com o reboco novo desempene a massa no sentido do reboco velho para o novo. O objetivo é ter uma emenda de massas bem feita, sem marcas;


Pronto! Seguindo esses passos você está com o seu reboco pronto e de boa qualidade. Lembre-se sempre que um bom reboco é que vai revelar uma boa superfície acabada seja com tinta, textura, azulejo, papel de parede.

14 comentários :

  1. Tenho um comodo p rebocar vou seguir a risca sete manual/ por onde começo pelo teto ou paredes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo teto.porque se a parede estiver rebocada você vai sujar ela e vai ficar um serviço de porco...

      Excluir
  2. Aprendi bastante. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  3. fico agradecido pelas dicas, muito bom.

    ResponderExcluir
  4. vou tentar rebocar uma parede hoje a tarde, vamos ver o que dá

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o site. Post muito efetivo. Site de parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, tirou minha dúvida. Obrigada . Site muito bom

    ResponderExcluir
  7. Eu posso rebocar muro de placa e como faço ?

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!