Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!


como fazer pilar coluna

O que é um pilar ou coluna de concreto?
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações.

O que você precisa:
  • Concreto resistente à água para colunas redondas ou moldes de madeira, para colunas quadradas
  • Rodapé
  • Concreto misturado (ou concreto pré-moldado, se preferir)
  • Água

Passo a passo para a construção da coluna:


1- Insira o rodapé da coluna. Um método é aterrar parte da coluna, como se fosse um poste. Outro método é a utilização de rodapé de concreto pré-moldado, que circundará a coluna e espalhará seu peso sobre uma área maior, para dar estabilidade.


2- Posicione o molde firmemente no rodapé. Reforce-o com vergalhões, se a coluna for maior do que 1 m.

3- Misture o concreto de acordo com as instruções da embalagem, porém use um pouco menos de água do que as instruções exigem. Isso faz com que o concreto endureça mais, resultando em uma coluna mais resistente. Se a coluna for muito alta, compre concreto úmido pré-moldado de uma fornecedora local. É difícil misturar grandes quantidades de concreto em pouco tempo.

4- Despeje o concreto úmido no molde, misturando-o rapidamente, mas de forma suave. Constantemente, toque no molde para remover bolhas de ar que possam posteriormente enfraquecer a coluna.

5- Assim que o concreto começar a endurecer, na parte superior da coluna haverá áreas abaixo do nível. Isso é normal, mas para evitar deformações no centro da coluna utilize mais concreto úmido, para uniformizar a superfície.

6- Deixe o concreto secar, ou "descansar", no molde, durante pelo menos quarenta e oito horas. Se a coluna for mais larga do que 20 cm ou se o clima estiver úmido, deixe-a secar por mais tempo -- de quatro a cinco dias.

7- Se preferir, após a conclusão, descasque o molde da coluna de concreto. Vede o concreto (opcional).

Macetes:

Macete 01: O segredo para os pilares bem executados é: garantir uma correta locação, prumo e alinhamento. Além disso, painéis bem travados para evitar que abram durante a concretagem. O concreto deve ser bem vibrado para que a peça fique uniforme e sem brocas.

Macete 02: Os painéis devem ser reaproveitados para outras concretagens. Painéis em Madeirite Plastificado (preto) proporcionam maior número de reaproveitamentos. As espessuras dos painéis, dependem da seção dos pilares e de como será feito o travamento, mas variam de 12mm a 18mm.

Macete 03: Não se esqueçam de colocar os espaçadores de ferragem, para que ela não fique em contato com o painel e seja garantido o recobrimento do concreto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)