Aprenda como apontar antena SKY para o satélite!


direção da antena sky

Apontar a antena Sky consiste em colocá-la em direção ao satélite receptor e transmissor de sinal de TV a cabo. Às vezes para apontar a antena é necessário um pouco de paciência, pois diferente de uma antena comum ela exigem uma posição perfeita para não falhar na hora de assistir alguma programação.

É normal que depois de algum tempo, depois da instalação da antena, ela tenha que ser mexida novamente para mirar na direção do satélite. Obs.: você não precisará instalar a antena novamente!

Para apontar a antena Sky é utilizado o equipamento chamado transferidor. É uma espécie de régua com uma particularidade, um de seus lados possui a forma arredondada formando um semicírculo com 180º graus. Também seria necessária uma bússola.



regua transferidor

O transferidor é usado para encontrar o ângulo correto em que deverá fica a antena Sky. Mas, antes disso é preciso encontrar o norte que podemos chamar de norte verdadeiro. Esse nome se deve em razão de, a olho nu, errarmos o ângulo certo do norte. Esse será o marco zero que servirá de base para o cálculo para encontrar ângulo para o qual a antena ficará apontando.


Depois de encontrado o norte verdadeiro você colocará o transferidor na posição em comum com a linha do Equador, ou seja, na horizontal e girará o transferidor até deixar alinhado com o norte. Esse é o ponto de partida para apontar sua antena Sky.


Depois de feito o posicionamento do eixo horizontal você terá que fazer o posicionamento da parte central que é o eixo vertical. Também chamado de elevação da antena, esse processo poderá ser feito de maneira muito simples. Uma forma é usar algum objeto suspenso por um barbante na parte do disco de movimento que fica atrás da antena. Essa informação servirá de referencia e ainda usando as informações do transferidor para acertar o ângulo do sinal.


Com as inovações da tecnologia é possível fazer todo esse trabalho de calculo de ângulos usando um aparelho GPS. Com ele poderá conseguir a latitude e longitude sem dificuldade além de localizar o norte verdadeiro, pois nele já vem incluído uma bússola digital.


Ainda é possível encontrar orientações no manual do usuário e em sites de tutoriais. Lá você poderá fazer todo o serviço sem muitas dificuldades. Como pode ver não é impossível posicionar a sua antena Sky, bastando para isso um pouco de paciência e noções básicas de geometria.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!