Como instalar interruptor de luz ou lâmpada, passo a passo!


instalação interruptor luz

Aprenda de forma clara e rápida, como fazer a instalação dos interruptores de luz.

Um interruptor de lâmpada é um componente essencial em qualquer circuito elétrico que permita ligar e desligar a lâmpada com facilidade. No entanto, para quem não está familiarizado com trabalhos elétricos, a instalação de um interruptor de lâmpada pode parecer intimidante. 

Nesta matéria, vamos guiá-lo através do processo passo a passo de como fazer a ligação de um interruptor de lâmpada com segurança e eficiência. Você aprenderá tudo o que precisa saber para instalar um interruptor de lâmpada com confiança.

Como fazer a ligação de um interruptor de lâmpada?

É bem simples, se seguir o passo a passo abaixo não tem erro.
1 - Antes de iniciar qualquer trabalho elétrico, desligue a energia elétrica para evitar choques elétricos. Desligue o disjuntor correspondente ou retire o fusível correspondente.

2 - O interruptor terá duas conexões de parafuso ou bornes, geralmente rotulados como "entrada" e "saída". Conecte o fio preto que vem da fonte de alimentação elétrica à entrada do interruptor. 

3 - Em seguida, conecte o fio preto que vai para a lâmpada à saída do interruptor. Certifique-se de que os fios estejam firmemente conectados aos terminais.

4 - Conecte o terra (se houver): Se houver um fio terra (geralmente verde ou nu) no interruptor, conecte-o ao fio terra do circuito elétrico.

5 - Empurre cuidadosamente o interruptor para dentro da caixa elétrica, certificando-se de que não haja fios soltos ou apertados na parte traseira do interruptor. 

6 - Em seguida, prenda o interruptor na caixa elétrica com os parafusos de fixação.

7 - Depois de instalar o interruptor, ligue novamente a energia elétrica e teste a lâmpada para verificar se ela funciona corretamente.

Lembre-se sempre de tomar precauções de segurança adequadas ao trabalhar com eletricidade, incluindo o uso de equipamentos de proteção pessoal, como luvas e óculos de segurança, e certifique-se de seguir as normas e regulamentos locais. 

Se você não se sentir confiante em realizar o trabalho elétrico, é recomendável contratar um eletricista profissional para fazer a instalação.

Veja também: 
E pronto, sua lâmpada está instalada e pronta para usar. Esse vídeo abaixo pode esclarecer mais algumas dúvidas sobre a instalação do interruptor de luz ou de lâmpada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!