Aprenda como Chapiscar ou Salpicar, passo-a-passo!


chapisco de parede

O que é  salpico ou chapisco?

Chapiscar uma parede ou muro é um procedimento bastante comum feito com massa de cimento e aplicado diretamente na parede ou muro antes do reboco.

 O chapisco geralmente é aplicado com colher de pedreiro, brocha outra ferramenta que o pedreiro pode usar para jogar a massa na parede. Lembrando que ele é feito diretamente no bloco, tijolo ou outro material que foi usado para erguer uma parede.

Para que serve o chapisco?

O chapisco pode ter várias finalidades e podem existir diversas vantagens em fazer o seu uso, mas a principal delas talvez seja o fato de dar sustentação para o reboco que será aplicado.

Ou seja, se você aplicar reboco diretamente na parede crua é possível que ele não tenha uma boa aderência e neste caso quando você aplica o chapisco você cria um ambiente áspero na parede que irá ajudar a segurar o reboco quando ele for aplicado posteriormente. 

Basicamente boa parte dos construtores utilizam essa técnica com essa finalidade para garantir maior aderência na massa do reboco quando ela for aplicada naquele muro ou parede..

Muitas pessoas utilizam o chapisco como uma forma de reboco isto é bastante comum no caso de muros especialmente quando a pessoa não quer rebocar e por isso deixa apenas aplicação na massa chapiscada. Nesse caso ela pode receber inclusive pintura ou você poderá deixar com aparência tradicional de concreto. 


Recomendo: Como fazer reboco corretamente.

Outra finalidade de chapiscar uma superfície é que por ser uma massa de cimento, se ela for bem aplicada poderá ajudar a garantir que não haja infiltrações, mas para esta finalidade existem outros produtos que podem ser aplicados de forma complementar também.

Como aplicar o chapisco

1 - Prepare a argamassa para chapisco com o traço de 1:3 (01 parte de cimento para 03 partes de areia média) mais aguado. Se for usar aditivo aplique-o no momento que estiver rodando a massa;

2 - Pegue uma colher de pedreiro cheia dessa massa e aplique na parede, jogando com força para grudar, formando uma superfície “arrepiada” uniforme e regular com espessura entre 3,0mm a 5,0mm.

Veja: tabela com os traços do concreto.

3 - Deixe curar pelo menos 03 dias para iniciar o reboco por cima do chapisco.

Caso queira aprender melhor como é a aplicação do chapisco, assista o vídeo abaixo que mostra na prática como ele é feito.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!