Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!



Primeiro de tudo, o que é esquadrejar?
Esquadrejar uma casa é o mesmo que colocar dentro de um esquadro, isto é, fazer a planta usando ângulos retos ou de 90 graus, caso contrário poderá trazer problema na distribuição dos demais cômodos dentro do terreno. 


Isto é bastante fácil de fazer quando você tem um terreno quadrado ou retangular e nesse caso o projeto da casa só precisa seguir o formato do terreno que já está esquadrejado, mas quando o terreno tem medidas irregulares, então é necessário ter um pouco mais de atenção no processo de esquartejamento da casa.

A ferramenta empregada nesta operação é o esquadro para verificar o ângulo reto, porém limita-se aos vãos pequenos. O esquadro deve ficar tangenciando as linhas sem as tocá-las, quando as linhas ficarem paralelas ao esquadro garantimos o ângulo reto, conforme mostra a figura.


No caso de vãos grandes utilizamos a relação do triângulo retângulo que são medidas marcadas em alinhamento nas proporções de 3:4:5, fazendo coincidir o lado do ângulo reto com o alinhamento da base. 




Esse vídeo abaixo pode ajudar também a esclarecer algumas outras dúvidas sobre como esquadrejar um terreno.


4 comentários :

  1. Corrige lá, as casas são geminadas (gêmeas) e não germinadas (casas germinadas são casas contaminadas com germes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casas geminadas são casas bombardeadas por gemidos.

      Excluir
  2. Muito bom me ajudou já

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!