Saiba qual a diferença de coluna, pilar, laje e viga!


diferença coluna pilar viga laje

Na construção civil, existem diversos termos técnicos que são utilizados para descrever diferentes elementos estruturais. Entre eles, destacam-se as colunas, pilares, lajes e vigas, que são fundamentais para garantir a segurança e a estabilidade de uma edificação. 

Entretanto, muitas vezes esses termos são utilizados de forma equivocada ou confusa, o que pode gerar problemas na execução de um projeto. Por isso, é importante compreender as diferenças entre cada um desses elementos estruturais, a fim de evitar erros e garantir uma construção segura e eficiente. 

Nesta matéria, vamos explicar as características de cada um desses elementos e mostrar como eles se diferenciam entre si.

O que é uma Coluna?

As colunas são elementos verticais, geralmente cilíndricos ou retangulares, que têm como função principal suportar as cargas verticais das edificações, transferindo-as para o solo. 

As colunas são como “pilares” verticais que vão desde o chão ou fundação até o topo da construção e podem ser feitas de diversos materiais, como concreto armado, aço, madeira, entre outros.

Além de suportar as cargas verticais (peso), as colunas também ajudam a distribuir as cargas horizontais, que são causadas por ventos, terremotos, entre outros fatores.

coluna viga construção

Por isso, elas são dimensionadas de acordo com a resistência que precisam ter para suportar essas cargas, e também com a altura que devem ter para garantir a estabilidade da estrutura.

O que é um Pilar?

É quase igual a coluna, no entanto, o pilar é uma coluna mais simples.

A diferença de coluna e pilar de construção é que uma coluna sustenta paredes e tetos, um pilar sustenta estruturas inteiras...

Por exemplo: em um prédio, temos as colunas que começa no subsolo e vai até o último andar, mas também temos nas garagens os pilares que ficam distribuídos por toda a área para sustentar toda a estrutura.

Eles também têm a função de suportar as cargas verticais e distribuir as cargas horizontais, e são utilizados principalmente em construções de grande porte, como edifícios comerciais e industriais.


Na prática, o pilar suporta as cargas que são geradas pelos elementos da edificação, como as lajes, as vigas, as paredes e outros elementos estruturais e em alguns casos, são utilizados em conjunto, formando um conjunto de pilares interligados, que aumentam ainda mais a capacidade de sustentação da construção.

O que é uma Viga?

As vigas vêm acima das colunas, na posição horizontal. Elas são responsáveis por transferir todo o peso da laje e outros elementos para as colunas, estruturando a obra como um todo.

Ou seja, as vigas são como “barras” horizontais que ajudam a transferir o peso das lajes para as colunas ou pilares. Elas são geralmente retangulares ou em forma de T e são colocadas embaixo das lajes para ajudar a distribuir o peso. 

Portanto, todo o peso da laje  é transferido para ela e, dessa forma, é transferido para as colunas e pilares que distribuirão essa carga para o solo através da fundação.

pilar laje construção

As vigas são dimensionadas de acordo com a carga que devem suportar, levando em consideração fatores como a largura, a altura e o comprimento da viga, além do tipo de material utilizado na sua construção. 

É importante ressaltar que as vigas são elementos estruturais que trabalham em conjunto com as lajes e colunas ou pilares, e que seu dimensionamento deve ser feito de forma integrada para garantir a estabilidade da estrutura como um todo.

O que é uma Laje?

As lajes são como “pisos” horizontais que cobrem os espaços internos da edificação. Elas são apoiadas em vigas ou paredes e ajudam a distribuir o peso que recebem para esses elementos. 

Elas são conhecidas como teto das casas de alvenaria!

As lajes podem ser de diversos tipos, como maciças, nervuradas, alveolares, pré-moldadas, entre outras, são feitas geralmente de concreto armado e são dimensionadas de acordo com a carga que devem suportar, levando em consideração fatores como o peso próprio da laje, o peso dos materiais utilizados na construção, o peso das pessoas e dos objetos que serão colocados sobre ela, entre outros. 

É importante ressaltar que as lajes não têm capacidade de suportar cargas verticais muito grandes, por isso é necessário utilizar elementos como colunas e vigas para garantir a estabilidade da estrutura.

Veja também: como fazer a laje.

Portanto, as vigas estão acima das colunas e a laje, por sua vez, vem acima das vigas. Ela é responsável pela divisão dos pavimentos de uma construção. Como uma lâmina horizontal.

Conclusão: a diferença entre coluna, pilar, viga e laje é que as colunas são elementos estruturais que sobem desde a fundação até o topo da construção. O pilar são menores que as colunas e são distribuídos para ajudar no suporte do peso. As vigas são elementos horizontais que ficam acima das colunas e pilares para suportar o peso da laje e transferi-lo e a laje fica acima dessas vigas como uma lâmina horizontal que divide os pavimentos.

Comentários

  1. Respostas
    1. PILAR É A PEÇA QUE SAI DA VERTICAL DESDE A FUNDAÇÃO ATÉ O ULTIMO ANDAR NO MESMO POSICIONAMENTO, OQUE NÃO ESTIVER POSICIONADO SÃO VIGAS. ESPERO TER AJUDADO

      Excluir
  2. parabéns...muito bem explicado! muito útil.

    ResponderExcluir
  3. parabéns...muito bem explicado! muito útil.

    ResponderExcluir
  4. Melhor explicação que eu vi até agora

    ResponderExcluir
  5. E se eu pedir uma dica sobre extrtura, paga?

    ResponderExcluir
  6. E se eu pedir uma dica sobre extrtura, paga?

    ResponderExcluir
  7. Poxa!
    Muito bom esse site.
    Mas, se eu pedir mais detalhes sobre estruturas e matérias mais baratas e eficientes, pago?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não paga nada não amigo. Mas explique um pouco melhor sobre o que você quer.

      Excluir
    2. Eu pela graça de Deus estou construindo minha casa.
      Terminei de cavar o baldrame, agora que saber:
      1- posso fazer com tijolo baiano o térreo e o sobre piso?
      São cômodos de 12, 15 o maior tem uma 20 m².
      Então, posso usar tijolo baiano em báixo e em cima, ou tem que ser com bloco de cimento?
      Obrigado desde já Gabriel.

      Excluir
    3. Eu pela graça de Deus estou construindo minha casa.
      Terminei de cavar o baldrame, agora que saber:
      1- posso fazer com tijolo baiano o térreo e o sobre piso?
      São cômodos de 12, 15 o maior tem uma 20 m².
      Então, posso usar tijolo baiano em báixo e em cima, ou tem que ser com bloco de cimento?
      Obrigado desde já Gabriel.

      Excluir
  8. Obrigada, adorei a explicação e explexemplificação!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, adorei a explicação e explexemplificação!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Definição de coluna, pilar e pilastra

    Coluna:
    Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética;
    Formato: Cilíndrico.

    Pilar:
    Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética que não estar encostada em parede nenhuma. Livre;
    Formato: Quadrada, retangular ou outro formato, desde que não seja cilíndrica.

    Pilastra:
    Estrutura vertical que pode ser de transferência de carga e/ou estética que pode estar encostada, engastada ou dentro da parede (pode ser de alvenaria, gesso, madeira, reciclada,...);
    Formato: Quadrada, retangular ou outro formato, desde que não seja cilíndrica.

    ResponderExcluir
  11. bOA TARDE PESSOAL, ALGUEM PODE ME AJUDAR ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE VIGAS?

    OS PRINCIPAIS MOTIVOS DAS SEÇOES TRANSVERSAIS DE VIGAS NÃO SEREM CIRCULARES? DEPOIS , DESCREVA A IMPORTANCIA DA APLICAÇÃO DE SEÇOES CIRCULARES EM PILARES E COLUNAS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos motivos de não existirem vigas circulares está ligado à facilidade de construção. Montar fôrmas para pilares circulares (colunas) já não é uma tarefa fácil, se fossemos realizar uma fôrma para vigas circulares já surgiria um grande problema: com a fôrma fechada como realizaríamos a concretagem e a vibração do concreto, isto é, de forma econômica?

      O principal motivo para a aplicação de seções circulares em pilares (colunas) é muito mais pela estética do que sua resistência. As seções circulares apresentam maiores momentos de inércia, quando comparadas com uma seção retangular de mesma área, o que acarretam em maiores resistências. Porém, como disse anteriormente, a construção dessas seções não são tão práticas quanto a de uma seção retangular o que não justificaria fazer um pilar/viga de seção circular "escondida" pela alvenaria e forros.

      Excluir
  12. É possível retirar uma parte da parede abaixo da viga?
    Por exemplo:
    Entre a sala e o quarto tem uma viga que atravessa de uma ponta a outra do edifício mas a parede abaixo "entre o quarto e a sala", feita de tijolos conheconhecidos como "tijolo baiano" pode ser retirada?
    Conversei com alguns engenheiros e sempre me disseram que qualquer parede abaixo de uma viga pode ser retirada, pois uma parede de tijolos de cerâmica não são utilizados para sustentar a viga de um edifício. As vigas são apoiadas nas colunas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderá ser retirada desde que a viga acima da parede tenha sido devidamente dimensionada.

      NUNCA SE DEVE RETIRAR PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL!

      Excluir
  13. Parabéns, extremamente didática suas explicações, de fácil absorção!

    ResponderExcluir
  14. Como se calcula a espessura de uma viga para um determinado vão ?
    E se encavaletar essa viga o quanto posso diminuir na espessura dela

    ResponderExcluir
  15. Bem auto explicativo .

    ResponderExcluir
  16. O que é uma estava ? Por favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!