Aprenda como amarrar ferragem de construção!


amarração ferragem construção

A correta amarração dos vergalhões irá deixá-los firmes e na posição correta planejada.
Acompanhe o passo a passo de como fazer para amarrar a armação de ferragens de construção.

Tipos de amarrações de ferragem

  • Amarração rápida
  • Amarração em 8
  • Amarração em sela
  • Combinações de amarração em 8 e em sela

Amarração rápida

Para as "alças de amarração" em placas comuns, em que a força do concreto interagindo com as ferragens durante a colocação é mínima, e o movimento da estrutura não é desejado, use uma simples passada dupla de arame em volta de cada interseção de ferragens, firmemente enrolada será suficiente. 

Essa amarração é chamada de amarração rápida e pode ser feita com os arames pré-cortados para Amarração Rápida e um torquês, como descrito. Isso também pode ser feito facilmente com um alicate universal de 9 polegadas e um rolo de arame preso no cinto de trabalho do amarrador em um "carretel para arame". 


Para outras aplicações em que a força da colocação do concreto pode deslocar os vergalhões, ou quando mais força é necessária para segurar os vergalhões na configuração apropriada, podem ser usadas amarrações mais complicadas. Aqui estão algumas delas, com uma descrição simplificada de como são feitas:

Amarração em 8

Esse é feito passando o arame em volta do vergalhão de trás (do ponto de vista do amarrador), diagonalmente pelo vergalhão da frente, para trás em volta do vergalhão de trás, diagonalmente na direção oposta pelo vergalhão da frente e depois girando para trás em volta do arame inicial. 

Depois corte o arame que está vindo do carretel e dobre as pontas na direção da amarra, assim nenhuma ponta afiada fica saindo da amarração. Essas amarrações ajudarão a segurar firmemente os vergalhões perpendiculares enquanto ajudam a evitar que eles "derrapem" ou se movam diagonalmente.

Amarração em sela

Similar a amarração em 8, você começa passando o arame que vem do carretel por trás do vergalhão de trás, depois pelo vergalhão da frente ficando paralelo ao vergalhão. 

Depois você passa o arame por trás do vergalhão de trás de novo, volta em volta do vergalhão da frente pelo lado oposto. Agora você enrola as pontas juntas, corta o arame vindo do carretel e dobra as pontas para trás. 


Essa amarração geralmente é usada quando se amarra ferragens às paredes ou outro uso vertical em que o amarrador poderá escalar sobre a estrutura das ferragens para acessar áreas mais altas da parede. A amarração em 8 e em sela geralmente podem ser intercaladas, no entanto, tecnicamente falando, há vantagens no uso de cada um em determinadas circunstâncias.

Combinações de amarração em 8 e em sela

Combinações de amarração em 8 e em sela com voltas adicionais em volta das ferragens verticais podem ser usadas para aumentar a firmeza da amarração, assim os vergalhões não poderão escorregar para baixo quando o peso for aplicado sobre ele ou o concreto for virado na forma.

Use o alicate ou uma torquês para amarrar firmemente.

Vídeo amarrando ferragem:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!