Aprenda como construir um balanço de madeira!

Aprenda como fazer um balanço, como aqueles brinquedos de parque, sem sair de casa. Use um material simples e algumas ferramentas. Para quem tem algum conhecimento de marcenaria pode ser bem fácil, então leia com atenção e mãos a obra.

Materiais Necessários
  • Serra circular ou serrote
  • Lixadeira elétrica
  • Um pedaço de madeira 2×6, ou seja, madeira 150mm (15cm x 5cm)
  • Uma corda de nylon que possa suportar mais de 100 quilos.
  • Lixa para madeira (na loja peça que o vendedor indique o melhor tipo de lixa de acordo com a madeira que você pretende usar)
  • Broca elétrica com uma broca suficientemente grossa para que a corda possa atravessar o buraco.
  • Fita adesiva para embalagem
  • Árvore
  • Escada
Passo 1 – Escolhendo e Comprando os Materiais Para o Balanço
O primeiro passo para começar a realizar esse sonho dos seus filhos é ir até a loja de ferragens mais próxima. Na loja peça ajuda ao vendedor para escolher as melhores e mais resistentes cordas.

Dê preferência para as cordas de nylon que são mais resistentes, em geral esse tipo de corda é branca. Depois verifique qual o número de quantidade de peso que a corda aguenta. Esse número representa a força peso que a corda aguenta, 180 kg é suficiente.

É importante levar em consideração detalhes como os nós da corda e também os ramos da árvore. Escolha uma corda resistente para dar suporte ao balanço, o preço vai variar de acordo com o estabelecimento que você procurar.

Quanto ao comprimento você pode escolher o menor, pois não irá precisar de uma corda muito grande. Para o assento do brinquedo compre um pedaço de lixa. Para finalizar é importante escolher bem a árvore em que será montado o balanço. As árvores de ramos baixos e fracos devem ficar de fora da lista.

Lembre-se que a árvore precisa aguentar o peso do balanço, a segurança sempre deve estar em primeiro lugar.

Você provavelmente não irá escolher uma árvore com ramos baixos e fracos, pois o galho da árvore precisará suportar o peso da corda.


Passo 2Pegue uma serra circular ou serrote para cortar uma tábua 2x6 (15cm x 5cm).O corte irá depender de quem irá utilizar o balanço. Explicando melhor, você deverá cortar o assento com tamanho suficiente para as pessoas que forem utilizar o balanço poderem sentar-se.
Passo 3Lixe a parte superior e as bordas do balanço usando a lixa que você comprou com a corda, para que não fiquem lascas e felpas que poderão machucar.
Passo 4Faça 4 furos utilizando como medida a grossura da corda em todos os 4 cantos da madeira. Tente torná-los o mais uniforme possível, mas se um deles ficar um pouquinho maior, isto não será o fim do mundo - você não precisar jogar a madeira fora apenas por causa disto.
Passo 5Suba na árvore selecionada com a corda. Será útil pedir a alguém ficar embaixo da árvore para pegar e lhe entregar qualquer coisa que você possa deixar cair (incluindo você mesmo).
Passo 6Passe a corda sobre um galho que seja forte o suficiente para agüentar pelo menos duas pessoas. Peça para a pessoa que está embaixo da árvore para passar fita larga adesiva em torno da corda e cortá-la. Lembre-se: depois de cortá-la, você não poderá aumentar mais o tamanho da corda. Assim, corte a corda com tamanho suficiente para o balanço.

Passo 7Repita o último no outro lado do balanço.
Passo 8Passe toda a corda por todos os quatro cantos do balanço para que ele fique reto.

Passo 9Amarre todas as pontas da corda firmemente debaixo do balanço.

Divirta-se!

1 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!