Saiba porque sai FAÍSCA da tomada e como resolver!


faisca tomada

Com o aumento da utilização de aparelhos elétricos em nossas casas, é comum nos depararmos com problemas elétricos, como faíscas saindo das tomadas. Essas faíscas podem ser indicativas de diversos problemas, que vão desde a sobrecarga elétrica até problemas na fiação elétrica. 

É importante que as pessoas saibam como identificar e solucionar esses problemas elétricos, para garantir a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos elétricos em suas residências. 

Nesta matéria, vamos abordar as possíveis causas das faíscas nas tomadas e as medidas que podem ser tomadas para resolvê-las.

Conexão frouxa

Normalmente a faísca na tomada acontece devido ao alargamento do espaço das lâminas de contato na tomada propriamente dita. Isso se dá devido à má qualidade na fabricação. É algo que você pode verificar e consertar por conta própria. 

Solucionando o problema:
Primeiramente, desligue o circuito daquela tomada no painel de força. Desaparafuse e solte a tampa da tomada, desaparafuse a tomada e examine os fios que ficam por trás dela. Veja se há conexões frouxas ou fios soltos e aperte todas as conexões. 

Monte novamente a tomada, ligue o circuito e observe se o ruído parou e se a tomada está funcionando corretamente.

Circuito sobrecarregado

O ruído também pode ocorrer devido a um circuito sobrecarregado. Se houver uma extensão ligada a ela, com diversos aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos ligados, pode estar sobrecarregando o circuito. 

Solucionando o problema:
Desligue tudo que estiver ligado à tomada e distribua parte da carga para outras tomadas, para distribuir o consumo ao longo de vários circuitos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.