O que fazer quando leva um CHOQUE elétrico?


Um choque elétrico pode ser uma experiência assustadora e perigosa. O contato com eletricidade pode causar desde pequenos ferimentos até danos graves à saúde e até mesmo a morte. 

Por isso, é importante saber o que fazer em caso de choque elétrico para ajudar a minimizar o risco de danos à saúde e maximizar a chance de uma recuperação segura. 

Nesta matéria, discutiremos as medidas a serem tomadas em caso de choque elétrico, desde o desligamento da fonte de energia elétrica até a chamada para o serviço de emergência e cuidados posteriores. Saber como agir em uma emergência pode ser a diferença entre uma recuperação completa e consequências graves para a saúde.

7 dicas em caso de choque elétrico

1 - Desconecte a fonte de energia elétrica

Se a pessoa estiver em contato direto com a fonte de energia elétrica, desligue a fonte de energia ou desligue o disjuntor no quadro elétrico para interromper o fluxo de eletricidade. Nunca toque na pessoa enquanto ela ainda estiver em contato com a fonte de eletricidade.

2 - Verifique se a pessoa está respirando

Verifique se a pessoa está respirando e se ela tem pulso. Se não estiver respirando, realize a respiração boca a boca ou CPR (RCP em português) até a chegada do serviço de emergência.

3 - Chame o serviço de emergência

Ligue para o serviço de emergência (SAMU) imediatamente se a pessoa tiver sofrido um choque elétrico grave ou se ela está inconsciente. Explique a situação claramente e forneça informações precisas sobre o estado da pessoa, sua localização e a fonte de eletricidade envolvida.

4 - Afaste a pessoa da fonte de energia elétrica

Se a pessoa estiver em contato com a fonte de eletricidade, afaste-a o mais rapidamente possível, mas com cuidado, para que não haja risco de choque elétrico secundário.

5 - Avalie os ferimentos

Verifique se a pessoa tem queimaduras ou outros ferimentos relacionados ao choque elétrico. Se houver queimaduras, lave a área afetada com água fria e cubra com um pano limpo ou atadura. Não use nenhum creme ou loção nas queimaduras.

6 - Monitore a pessoa

Fique com a pessoa até que os socorristas cheguem. Monitore a respiração e o pulso da pessoa e, se possível, mantenha-a aquecida até a chegada do atendimento médico.

7 - Tome medidas preventivas

Uma vez que a pessoa tenha recebido atendimento médico e esteja segura, é importante tomar medidas preventivas para evitar choques elétricos futuros. Certifique-se de que a fiação elétrica e os aparelhos elétricos em sua casa estejam em boas condições, evite sobrecarregar tomadas e não use aparelhos elétricos perto de água ou outras fontes de umidade.

Um choque elétrico pode ser uma experiência assustadora, mas saber o que fazer em caso de emergência pode ajudar a salvar vidas. Lembre-se de que a segurança é a prioridade número um e nunca hesite em chamar o serviço de emergência caso haja qualquer suspeita de que uma pessoa tenha sofrido um choque elétrico.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Medidas dos Canos de PVC: saiba a Bitola dos Tubos!