Aprenda como colocar a Cumeeira ou Espigão, telhas do meio do telhado!


como colocar cumeeira

Cumeeira é o que chamam de divisor de águas de uma cobertura, é a parte mais alta de um telhado, o ponto culminante, a parte que fica a maior viga de madeira que une os vértices da tesoura, onde também de apoiam os caibros de toda a estrutura de madeira da cobertura.

Para instalação das cumeeiras é conveniente planejar previamente a colocação das mesmas, a fim de evitar cortes e obter o melhor acabamento estético. A cumeeira deve ser assentada com argamassa de cimento, porém, recomenda-se colocar as cumeeiras ainda sem argamassa na sua posição definitiva para conferir a correta distribuição das mesmas.


fixação cumeeira espigao

É muito importante que no emboço da cumeeira a argamassa utilizada fique protegida pela mesma (a argamassa não deve ficar exposta aos agentes atmosféricos, como sol e chuva).

Na construção de linhas de cumeeira é necessário colocar as peças de maneira que se assegure a proteção contra chuvas e ventos fortes. É fundamental manter o alinhamento da linha de cumeeira.

A sobreposição das cumeeiras é de 7 cm. Deve-se colocar 3,15 peças por metro linear. A argamassa tem que ficar sempre protegida pela cumeeira. O cordão da argamassa deve ser de 3 a 4 cm de largura.

Para um melhor acabamento sugerimos adicionar na argamassa o pigmento para a coloração, sendo este disponível nas cores das telhas.

As cumeeiras possuem 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar argamassa. O recobrimento entre as cumeeiras e a telha deve ser no mínimo de 8 cm.

Veja também:

A argamassa tem que ficar na largura de 3 a 4 cm na parte interna da cumeeira, não podendo chegar ao final da telha.

Comentários

  1. ola
    onde se consegue corantes para aproximar na cor da telha, porque todas as massas para cumeeiras vem na cor coinza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A utilização de pó Xadrez na argamassa auxilia nesse caso.

      Excluir
  2. Qual o traço da massa recomendado?

    ResponderExcluir
  3. traço 1:2:9 (cimento: cal: areia) ou mais fraca caso se for fazer reparo no espigões ou cumeeira tem como tirar e reaproveitar as telhas e quebrar menos peças...

    ResponderExcluir
  4. É possível colocar impermeabilizante na massa para assentamento da cumeeira? E se for acrescentado impermeabilizante - há impacto no secamento e durabilidade do serviço? Qual o produto recomendado neste caso? Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Quantas latas de areia e qual a quantidade de cimento

    ResponderExcluir
  6. Como o Sr diz que é correto, infelizmente não pode ser, pois fica espaço pra proliferação de morcegos, coisa muito frequente na zona rural.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!