Inicio » , , , , , , , , » Aprenda como colocar a Cumeeira ou Espigão, telhas do meio do telhado!

Aprenda como colocar a Cumeeira ou Espigão, telhas do meio do telhado!


Cumeeira é o que chamam de divisor de águas de uma cobertura, é a parte mais alta de um telhado, o ponto culminante, a parte que fica a maior viga de madeira que une os vértices da tesoura, onde também de apoiam os caibros de toda a estrutura de madeira da cobertura.

Para instalação das cumeeiras é conveniente planejar previamente a colocação das mesmas, a fim de evitar cortes e obter o melhor acabamento estético. A cumeeira deve ser assentada com argamassa de cimento, porém, recomenda-se colocar as cumeeiras ainda sem argamassa na sua posição definitiva para conferir a correta distribuição das mesmas.



É muito importante que no emboço da cumeeira a argamassa utilizada fique protegida pela mesma (a argamassa não deve ficar exposta aos agentes atmosféricos, como sol e chuva).

Na construção de linhas de cumeeira é necessário colocar as peças de maneira que se assegure a proteção contra chuvas e ventos fortes. É fundamental manter o alinhamento da linha de cumeeira.

A sobreposição das cumeeiras é de 7 cm. Deve-se colocar 3,15 peças por metro linear. A argamassa tem que ficar sempre protegida pela cumeeira. O cordão da argamassa deve ser de 3 a 4 cm de largura.


Para um melhor acabamento sugerimos adicionar na argamassa o pigmento para a coloração, sendo este disponível nas cores das telhas.

As cumeeiras possuem 3 linhas para delimitar o lugar certo onde colocar argamassa. O recobrimento entre as cumeeiras e a telha deve ser no mínimo de 8 cm.


A argamassa tem que ficar na largura de 3 a 4 cm na parte interna da cumeeira, não podendo chegar ao final da telha.

2 comentários :

joao henrique Schmidt disse...

ola
onde se consegue corantes para aproximar na cor da telha, porque todas as massas para cumeeiras vem na cor coinza.

Anônimo disse...

A utilização de pó Xadrez na argamassa auxilia nesse caso.

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!