Como fazer Viga Baldrame ou Sapata Corrida, passo-a-passo!


viga baldrame ou sapata corrida na construção

Explicaremos nessa matéria o que é a fundação do tipo baldrame e como é feita a construção dessa estrutura para dar início a uma obra.

O que é Baldrame?

O baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme. 

É a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados,etc.). Um baldrame bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes.

Como montar e fazer um Baldrame?

Mais abaixo estarei explicando o passo-a-passo da construção de um baldrame, mas no geral se faz da seguinte forma:

Com o terreno nivelado e limpo, pode-se montar as fôrmas no gabarito das paredes. Instalam-se as ferragens e inicia-se a concretagem. As barras que se projetam para fora do concreto, no sentido vertical, podem ser usadas para ancorar os painéis da laje.

Depois que o concreto curar, pode desenformar a sapata e começar a montar a laje.


Passo-a-passo da construção de um Baldrame

1- Construída sobre uma camada de concreto magro, a sapata corrida com blocos de concreto tem dimensões que dependem do porte da obra. Primeiro passo para sua execução é abrir uma vala de 20 cm de largura além da espessura das paredes que serão construídas. A largura total da vala não deve ser inferior a 40 cm, nem deve ultrapassar um metro.

2- Se o terreno for inclinado, a vala deverá ser cortada em degraus, considerando uma linha imaginária de 10% de inclinação.

3- Depois, é preciso amassar o fundo da vala, para que sua superfície fique compactada e uniformizada. Em seguida, piquetes são cravados ao longo de sua extensão - eles servirão de referência para que o lastro de concreto fique nivelado e uniforme. 

4- Na sequência, é jogada uma camada de 10 cm de brita no fundo da vala, que será bastante socada, até que penetre na terra.

5- Paralelamente, é montada a armadura, posicionando os estribos, que ficam amarrados em barras horizontais com arame recozido, no espaçamento determinado pelo projetista. As fôrmas da sapata também são preparadas, com tábuas, sarrafos e desmoldante. 


construção viga baldrame

6- Depois de posicionar a armadura na vala, começa a concretagem, adensando bem o concreto com barra de aço após o lançamento de cada lata. Para eliminar bolhas de ar, utilize um vibrador e alise a superfície com uma colher de pedreiro. 

Veja: Como concretar o baldrame.

7- O procedimento de cura úmida do concreto segue por três dias. Para manter a umidade constante, é preciso molhar com água, sem encharcar, duas vezes ao dia, em média. Se o clima estiver muito quente e muito seco, pode ser necessário adicionar água outras vezes.

8- Após 24 horas de realizada a concretagem, já é possível iniciar a execução da alvenaria de embasamento, assentando sobre a sapata os blocos de concreto, com argamassa de assentamento. Um nível ou mangueira transparente farão a checagem nos cantos.

9- Após os três dias, as fôrmas são retiradas e executa-se uma cinta de amarração, na última fiada da alvenaria de embasamento, antes da parede da casa.

10- É preciso impermeabilizar o baldrame, por fim. Temos uma matéria que explica em detalhes como realizar esse processo: 
Como impermeabilizar o baldrame.

Se continuarem as dúvidas, veja o vídeo abaixo para melhor esclarecimento.

Comentários

  1. Toda parede tem que ter baldrame e colunas

    ResponderExcluir
  2. A água do quintal do vizinho quando chove e enche o quintal e a frente da casa dele a água ultrapassa para meu quintal e terraço tenho que fazer um baldrame num muro?

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante! As dicas são importantes para quem faz dentro das regras de segurança!nunca ultrapasse os limites dos cálculos em uma obra de construção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!