Aprenda como ler e entender PLANTA BAIXA de uma casa!


ler planta baixa

Você está querendo aprender a ler e entender o que é cada coisa da planta baixa de uma casa? Então essa matéria irá te ajudar bastante.

Uma planta baixa é uma representação gráfica de um espaço construído, mostrando a disposição das paredes, portas, janelas, escadas e outros elementos estruturais. Ela é uma das ferramentas mais importantes para arquitetos, engenheiros e construtores, pois permite visualizar e planejar a construção de uma edificação. 

No entanto, para uma pessoa leiga, a leitura de uma planta baixa pode ser um desafio, pois envolve a compreensão de símbolos, convenções e escalas específicas. Nesta matéria, vamos descrever os principais elementos de uma planta baixa e fornecer dicas para ajudar a entender melhor como ler e interpretar esses desenhos técnicos.

Como ler Planta Baixa, passo a passo

Entender e fazer a leitura de um projeto é uma habilidade importante para quem trabalha nas áreas de arquitetura, engenharia, construção ou design de interiores, pois ele é a representação gráfica da construção vista de cima, onde é possível visualizar as medidas e dimensões dos espaços, além da disposição dos elementos estruturais, como paredes, portas, janelas, escadas, entre outros.

1 - Escala do projeto:

A escala é a relação entre as medidas da construção real e as medidas apresentadas na planta baixa. Ela é indicada na legenda da planta baixa e varia de acordo com o tamanho da construção. Por exemplo, uma escala de 1:50 significa que cada centímetro na planta baixa representa 50 centímetros na construção real.

Para entender melhor, imagine uma planta baixa de uma casa em que a escala é de 1:100. Isso significa que cada centímetro na planta baixa representa 1 metro na construção real. Se a parede da sala na planta baixa mede 4 centímetros, na construção real essa parede terá 4 metros de comprimento.

2 - Legenda da planta:

A legenda é uma parte importante da planta baixa e apresenta informações técnicas sobre a construção. Ela pode incluir informações como a escala, o norte, as cotas, os símbolos utilizados e os materiais de construção.

Por exemplo, na legenda da planta baixa podem ser apresentados símbolos que representam portas, janelas, escadas, entre outros elementos. É importante entender a legenda para interpretar corretamente a planta baixa.


3 - Identifique as áreas:

As áreas na planta baixa representam os diferentes espaços da construção, como sala, cozinha, banheiro, quarto, entre outros. É importante identificar as áreas para entender a finalidade de cada espaço e como eles se conectam entre si.

Por exemplo, se você está olhando uma planta baixa de uma casa, as áreas indicadas podem ser a sala de estar, a cozinha, os quartos, os banheiros, a garagem, entre outras.

4 - Analise as paredes:

As paredes são representadas por linhas grossas na planta baixa e indicam a disposição dos espaços. É importante observar as dimensões das paredes e a disposição delas na planta para entender a circulação entre os ambientes e a estrutura da construção.

Por exemplo, uma parede mais grossa na planta baixa pode indicar uma parede externa, enquanto paredes mais finas podem indicar paredes internas.

5 - Identifique as portas e janelas:

As portas e janelas são representadas por símbolos na planta baixa. É importante observar a localização e as dimensões das portas e janelas para entender a circulação de ar e a iluminação natural na construção.

Por exemplo, uma porta pode ser indicada por um símbolo que inclui uma linha mais grossa que representa a parede e outra linha mais fina que representa a porta. As janelas geralmente são representadas por um retângulo com linhas diagonais para indicar que é uma janela.

6 - Analise as escadas:

As escadas são representadas por símbolos na planta baixa. É importante observar a disposição e as dimensões das escadas para entender a circulação vertical na construção.

Por exemplo, a escada pode ser representada por um símbolo que inclui uma linha mais grossa que representa o piso da escada e outras linhas que indicam a inclinação dos degraus.

7 - Observe as cotas:

As cotas são as medidas de cada elemento na planta baixa, como a largura das portas, o comprimento das paredes, a altura do teto, entre outros. Elas são apresentadas em números ao longo das linhas da planta baixa e são fundamentais para entender as dimensões da construção.

Por exemplo, se a cota indicar que a altura do teto é de 3 metros, você poderá ter uma ideia do espaço disponível verticalmente em cada ambiente.


8 - Identifique as instalações elétricas e hidráulicas:

As instalações elétricas e hidráulicas são representadas por símbolos específicos na planta baixa. É importante observar a localização dos pontos de luz, tomadas, interruptores, registros, tubulações, entre outros, para entender como a construção funciona em termos de instalações.

Por exemplo, um símbolo de tomada pode indicar que há uma tomada elétrica naquela parede e sua localização exata.

9 - Analise o posicionamento do norte:

O posicionamento do norte é indicado na planta baixa e é importante para entender a incidência de luz solar na construção e a orientação das janelas.

Por exemplo, se a planta baixa indica que a fachada principal da casa está voltada para o norte, isso pode significar que há mais luz solar incidindo sobre essa fachada durante o dia.

10 - Entenda as escalas de mobiliário:

Algumas plantas baixas incluem símbolos de mobiliário para indicar a posição e a dimensão de móveis, como camas, sofás, mesas, entre outros. Esses símbolos têm uma escala própria e podem variar de acordo com a planta baixa.

Por exemplo, se a escala de mobiliário é de 1:20, isso significa que cada centímetro do símbolo de mobiliário representa 20 centímetros na vida real.

Ler uma planta baixa requer um pouco de prática e conhecimento técnico, portanto ao seguir esses passos e prestar atenção aos detalhes, você poderá entender melhor como a construção é organizada e como os diferentes elementos se relacionam entre si.

Caso ainda tenha restado dúvidas, no vídeo será mostrado em detalhes para um melhor entendimento, assista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!