Aprenda o que é e como fazer Radier na construção civil!



O que é Radier em uma construção?

É um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. 

Essa técnica de fundação é indicada para obras de pequeno e médio porte, como casas térreas, sobrados, edifícios baixos, galpões, entre outros, pois é uma boa opção para terrenos com baixa capacidade de suporte, porque distribui a carga da estrutura de maneira uniforme sobre uma grande área, reduzindo a pressão sobre o solo.

Vantagem de fazer o Radier?

Apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.
  • Como a fundação radier é construída diretamente sobre o solo, sem necessidade de escavações profundas, a execução é mais rápida e simplificada em comparação com outras opções de fundação, como a estaca ou a sapata.
  • Distribui a carga da estrutura de maneira uniforme sobre uma grande área, reduzindo a pressão sobre o solo. Isso é especialmente importante em terrenos com baixa capacidade de suporte, pois ajuda a prevenir problemas como recalques diferenciais.
  • Como tiliza menos materiais do que outras opções de fundação, como a estaca ou a sapata, é possível reduzir os custos da obra. Além disso, como a laje de concreto serve também como piso, não é necessário fazer o contrapiso, o que também representa uma economia.
  • Permite maior flexibilidade de projeto em comparação com outras opções de fundação. Isso porque a laje de concreto pode ser moldada em diferentes formatos e tamanhos, permitindo adaptações para as mais variadas necessidades.
  • A fundação radier é uma opção de fundação mais estável em terrenos com solos argilosos ou instáveis, pois a carga é distribuída de forma mais uniforme sobre uma grande área. Isso reduz o risco de afundamentos e trincas nas paredes da estrutura.

Como fazer a fundação Radier, passo-a-passo

1 - É necessária uma limpeza prévia da superfície do terreno assim como o nivelamento e compactação. 

2 - Cavam-se as vigas baldrame onde desembocam as paredes estruturais, para servir também de gabarito. A escavação deve ter uma profundidade mínima de 20 cm abaixo do nível do solo natural, para permitir a colocação da camada de brita. O terreno deve ser nivelado para que a laje de concreto fique plana e uniforme.

3 - Após a escavação e nivelamento do terreno, é necessário instalar as formas que irão delimitar o espaço da laje de concreto. As formas podem ser feitas de madeira ou de materiais plásticos, e devem ser niveladas e fixadas no solo.

4 - É hora de colocar as tubulações de água, esgoto, fios de energia e as fôrmas das bordas niveladas na cota final. Qualquer tubulação hidrossanitária ou elétrica deve ser assentada no solo embaixo do radier com saída através da laje, evitando que sejam feitos futuros cortes na laje já executada, evitando assim o retrabalho e aumento do custo da fundação.

5 - Joga-se uma camada de brita graduada e depois compacta-se.

6 - Em seguida coloca-se uma lona plástica para servir de impermeabilização. Veja: como fazer a impermeabilização.

7 - Sobre a lona, colocam-se as armaduras do vigamento em sentido horizontal e vertical do corpo do radier. A armadura é composta por barras de aço que irão garantir a resistência da estrutura e são distribuídas de forma uniforme sobre a camada de brita e devem ser amarradas para evitar que se movimentem durante a concretagem.

8 - Agora já podem ser feitos a concretagem, o desempenamento e o alisamento com polidora de piso. O concreto deve ser lançado sobre a armadura em camadas, de forma a preencher toda a área da laje. Ele deve ser bem vibrado para evitar bolhas de ar e garantir a compactação adequada. A espessura mínima da laje de concreto deve ser de 10 cm.

9 - As fôrmas são retiradas depois de três dias e a cura do concreto deve-se manter por até 7 dias.

    PRONTO, AGORA É COM VOCÊ!!

    Comentários

    Postar um comentário

    Postagens mais visitadas deste blog

    TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

    Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

    Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

    Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!