Como funciona um Caminhão Betoneira!


como funciona caminhao betoneira

Como é feito o concreto no caminhão betoneira

Além de transportar concreto, elas são responsáveis pela sua preparação.
O balão tem duas roscas que ao girarem no sentido horário, empurram a mistura para o fundo. Na hora de descarregar, a rotação é ao contrário. Por isso, o balão não pode parar de girar. Se isso acontecer, o concreto endurece. 

O motorista recebe ordem para estacionar em baixo do silo e começa a receber os elementos que formarão o concreto. Depois disso, o caminhão vai até o dosador para colocar água para corrigir a umidade do concreto

Funcionamento do caminhão betoneira

O motor do caminhão faz funcionar uma bomba hidráulica que gira o balão. Na parte traseira tem uma alavanca que aciona a rotação do balão, para depois, outra alavanca dar o giro.

Quando o balão está girando no sentido horário é porque está sendo carregado ou transportando. Depois, outra alavanca controla a velocidade. Durante o percurso, a velocidade é menor. Quando ele chega à obra, o sentido de giro é invertido e as lâminas que estão dentro do balão fazem o processo de descarregamento.

Para ser motorista de betoneira é necessário ter carteira de motorista categoria D e passar por um treinamento de um mês com outro motorista. Primeiro o candidato leva o caminhão sem carga, para se habituar com ele vazio. Depois de quinze dias, começa a transportar com carga. O treinamento é de um mês. 

Na volta o motorista traz o caminhão vazio. Depois de 15 dias começa a transportar pequenas cargas. Dependendo da carga, o caminhão tem que transportar bem devagar, no máximo a 60 km/h. 

As curvas também são perigosas porque no meio da curva, toda a carga de concreto se desloca para o lado podendo até causar o tombamento.

O caminhoneiro não pode passar da velocidade, apenas entrar na obra depois de verificar o terreno e nas ladeiras tomar cuidado porque o caminhão tem motor, mas não tem peso na frente. 

Em uma subida, o material pode ir todo pra trás e quando o motorista percebe, a frente começa a subir. Já teve caso de que a carga foi toda para trás e a cabine do caminhão ergue, saindo com as rodas da frente. O caminhão tem que ter um bom sistema de suspensão, com molas grossas e chassi bem reforçado.


O balão para carregar gira com 14 rpm. Durante o transporte, cai para 3 rpm. Ao chegar na obra, volta a ser acelerado para 14 rpm e suas pás internas fazem o concreto ser descarregado. Vazio, o balão recebe um jato de água e com a rotação acaba ficando limpo. Depois é voltar para a base e carregar de novo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!