Aprenda a instalar Rodateto ou Sancas em casa de madeira!


instalação rodateto sancas

A sanca de madeira pode ser aplicada com cola, embora seja mais fácil usar pregos finos para painéis, certificando-se de que penetram cerca de 20 mm a partir da parte de trás da peça. Martele-os e depois aplique pasta de madeira da mesma cor com uma espátula para esconder os buracos.

Como alternativa para cantos com junção em meia-esquadria, estes podem ser marcados de forma que a extremidade de uma peça é cortada segundo o perfil da peça adjacente, ou seja, a primeira peça é cortada para caber bem no canto e a segunda peça é colocada sobre esta.

Os cantos terão de ser chanfrados a 45°, aplicando-se pasta de madeira nos cantos e nas esquinas depois de a sanca estar no lugar para um melhor acabamento e tapar imperfeições.

Como cortar Roda Teto?

Tire as medidas sabendo que o canto terá dois comprimentos: o comprimento ao longo da parede e o comprimento ao longo do teto. O comprimento mais fácil de trabalhar é o da parede, pois ela pode ser medida diretamente. 

O outro comprimento será baseado na angulação. Marque o lado inferior da sanca (o que ficará faceado à parede) com a medida do comprimento da parede.

Para serrar a sanca, coloque-a dentro da caixa de esquadria, faceando seu lado inferior com a base da caixa. O topo da sanca deve estar faceado com a lateral da caixa, da mesma forma que ficará em relação ao teto. 

Alinhe a marcação feita na sanca com a linha central da caixa. Utilizado a fenda adequada da caixa, serre a madeira em um ângulo de 45 graus.

Como instalar o Roda Teto?

1 - Após medir e serrar as sancas, pegue uma de cada vez e posicione encostado na parede e no teto.

2 - Se for fixar com cola, é simples, basta passar a cola na face que vai em contato com a parede e fazer pressão para que fique bem firme.

3 - Agora, se for fixar com pregos, faça o seguinte: pegue uma sanca de madeira, posicione na parede e com o prego fino de painéis, pregue com cuidado em direção a parede e não em direção ao forro. Coloque bastante prego para que fiquem bem firmes e não fiquem com imperfeições.

4 - Encha os intervalos dos cantos e esquinas com massa de enchimento de celulose e, depois de seco, passe com a lixa.

Veja também:

PRONTO, AGORA É COM VOCÊ!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!