Inicio » , , » Saiba qual a diferença entre Piso e Azulejo!

Saiba qual a diferença entre Piso e Azulejo!


O termo azulejo designa uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente, quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo. 

O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado. 

 Piso e para ser usado no chão e azulejo na parede. 
A diferença entre azulejo e piso esta no PEI que e a resistência contra arranhões. Quanto maior o PEI, maior a resistência. Geralmente azulejo tem o PEI que varia de 1 a 3, ou seja, baixa resistência. O piso tem PEI de 3 a 5.
OBS.: Você nunca deve colocar azulejo no chão por que ele tem o PEI. baixo.



O que é PEI e para que serve?

Porcelain Enamel Institute - é usada para classificar a resistência do esmalte do piso ou revestimento. Para cada ambiente é recomendado um nível P.E.I. diferente.
A classificação P.E.I. é numérica e vai de 1 a 5:

PEI 1 - Indica um esmalte frágil, geralmente encontrado em azulejos, não aceitando nenhum tipo de atrito. Ideal para aplicação em paredes ou em locais com praticamente nenhum tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 2 - Os pisos e revestimentos com esta classificação são ideais para aplicação em paredes ou em locais com pouquíssimo tráfego, como pequenos quartos onde usa-se chinelos, por exemplo.

PEI 3 - Este é o tipo mais usado em residências, por suportar pequeno tráfego. Pode ser colocado em praticamente todos os cômodos da casa, como quartos, sala, cozinha e banheiros.

PEI 4 - Com um esmalte mais resistente, os pisos com esta classificação são ideais para corredores de maior tráfego, entradas, áreas externas e garagens cobertas ou não.

PEI 5 - Nesta classificação estão os pisos com o esmalte mais resistente, perfeito para o alto tráfego de pessoas, como lojas, restaurantes, lanchonetes, escritórios, consultórios ou até mesmo shoppings e pequeno tráfego de veículos.


ESPERO TER AJUDADO!! MÃOS À OBRA!!

2 comentários :

  1. Muito obrigado pela informação! Foi bastante válida.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela informação! Foi bastante válida.

    ResponderExcluir

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!