Inicio » , , , , » Saiba qual a diferença entre Tensão 110V e 220V!

Saiba qual a diferença entre Tensão 110V e 220V!


Primeiramente é interessante saber que o Brasil é o único país do mundo que tem duas tensões na rede elétrica, causando muitos transtornos, dúvidas e confusões aos usuários.

Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país de origem das primeiras empresas e de uma análise de custos: a quantidade de consumidores por metro quadrado, o dinheiro para a instalação e para os materiais necessários, como transformadores e cabos.


Na foto abaixo mostra as tensões pelo mundo.


5 diferenças entre as tensões 110V e 220V

Qual é a tensão mais segura?A 110 volts. Na hora que um dedo vai parar acidentalmente na tomada, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque. É o contrário do que rola com os aparelhos elétricos.

Qual é a melhor tensão para evitar apagões?
A 220 volts. Geralmente, um "apagão" ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Ligar aparelhos em 220 volts é uma forma de evitar essa sobrecarga porque, quanto maior a tensão, menor é a corrente que os aparelhos elétricos usam para funcionar.

Qual é a tensão com manutenção mais barata?
É a 220 volts - pelo menos para os concessionários. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.

Qual é a tensão que consome menos recursos ambientais?
Não faz diferença. Para nossos recursos naturais (por exemplo, a água das hidrelétricas), também não importam nem a tensão nem a corrente. O que conta mesmo é a potência total dos aparelhos ligados à rede elétrica.

Qual é a tensão mais econômica para o consumidor?Não faz diferença, porque o consumo é medido em quilowatt-hora - ou seja, pela potência e pelo tempo de funcionamento dos aparelhos ligados. Para reduzir a conta de luz, é preciso usar menos os aparelhos ou optar por modelos menos potentes.


Que cuidado se deve ter antes de conectar um aparelho a tomada? Saber qual é a tensão da tomada e qual é a do aparelho, se o aparelho tiver chave seletora ajustar de acordo com a tomada. Caso o aparelho seja bivolt, aparelho moderno que funciona em qualquer tensão, como carregadores de celular e de computadores portáteis, não se precisa preocupar.

Existem aparelhos que podem danificar quando ligados em 220 V?Sim, alguns aparelhos funcionam somente em 110 Volts , para serem ligados em 220 V é necessário um transformador, senão o circuito ira queimar.

Como se chamam os aparelhos que podem ligar em 110V e 220V?Aparelhos bivolts, que ajustam automaticamente a voltagem que lhe é fornecida.

4 comentários :

Anônimo disse...

A tensão mais segura não é necessariamente a 110v, depende do lugar... por exemplo em são paulo a rede 220v é formada por duas vias de 110v a qual tomar um choque não faz diferença nenhuma se na 110v ou 220v a menos que feche o 220v. Já no sul do país só existe rede 220v e é formada por uma via de 220v e outra chamado neutro, onde levar um choque mesmo que mais forte que na rede 110v é mais seguro porque a tensão te joga longe do fiação quanto no 110v você é atraído pela rede. Portanto é preferível levar um choque 220v o qual poderá se livrar sozinho a menos que esteja descalço no chão molhado. kkkkkkk
Meia colher mesmo! Sabe nada de levar um choquinho

Carlos Sousa disse...

Quanto desconhecimento!

Carlos Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jonastop Freitas disse...

Simples assim...

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!