Instalação de Fossa Séptica e Sumidouro, aprenda como fazer!


instalação fossa septica sumidouro

Aprenda agora nesse manual abaixo com fazer a instalação correta da fossa séptica e sumidouro de sua residência. Destinasse a fornecer informações sobre a construção e dimensionamento do sistema individual de tratamento de esgotos, especialmente voltados para uso doméstico.

O que é fossa séptica?

A fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto utilizado em áreas que não possuem acesso a redes de esgoto municipais. É composta por um tanque subterrâneo feito de concreto ou material plástico, que é projetado para receber os esgotos domésticos de uma casa ou edifício.

O processo de tratamento do esgoto na fossa séptica é feito de forma biológica, através da decomposição bacteriana dos resíduos orgânicos presentes no esgoto.

Essa decomposição acontece em duas etapas: na primeira etapa, ocorre a separação dos sólidos mais pesados que se depositam no fundo do tanque, formando uma camada de lodo. Na segunda etapa, os efluentes líquidos são separados do lodo e escoam para um segundo compartimento, onde continuam a ser tratados.

Durante o processo de tratamento, as bactérias presentes na fossa séptica ajudam a decompor a matéria orgânica, reduzindo o teor de poluentes do esgoto e transformando-o em um líquido menos nocivo ao meio ambiente. 


O líquido resultante do tratamento pode ser direcionado para um sumidouro ou sistema de drenagem, onde será absorvido pelo solo de forma controlada e segura.

O que é Sumidouro?

Sumidouro é um sistema de drenagem utilizado para a infiltração do líquido resultante do tratamento de esgoto em fossas sépticas ou sistemas similares. É composto por um poço revestido com pedras, brita ou material permeável, que permite a absorção do líquido pelo solo de forma segura e controlada.

O sumidouro funciona como uma espécie de filtro, onde o líquido tratado pela fossa séptica é depositado e absorvido pelo solo. Dessa forma, o sumidouro é uma alternativa segura para descarte do efluente tratado, evitando a contaminação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

É recomendado que sejam realizadas manutenções periódicas no sistema, a fim de evitar problemas de entupimento e mau funcionamento.

Instalação da Fossa Séptica e Sumidouro

Agora que você já tem uma breve noção sobre o assunto que será tratado, veja mais detalhes na apostila, com as dimensões corretas das caixas, como são feitas as valas e todo o processo de montagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!