O que é Emboço e como fazer, passo-a-passo!


fazendo emboço na parede

O emboço de paredes é uma etapa fundamental na construção ou reforma de um imóvel. Trata-se de uma camada de argamassa aplicada sobre as paredes, que tem como objetivo nivelar e preparar a superfície para receber o revestimento final, como a pintura ou o azulejo.

Para obter um resultado satisfatório e duradouro, é importante que o emboço seja feito de forma correta, seguindo os procedimentos adequados. Neste artigo, você vai aprender como preparar o emboço e seguir um passo-a-passo para aplicá-lo em suas paredes.

O que é Emboço de paredes?

Emboço é a camada do revestimento que tem a função de regularizar a parede, isto é, tornar sua superfície plana e vertical. É o emboço também que tem a função de proteger a vedação, funcionando como uma capa, garantindo sua durabilidade e estanqueidade. O emboço é chamado de “massa grossa”.

Veja também: Diferença entre chapisco, emboço e reboco.

Como preparar o Emboço?

A composição da argamassa do emboço é semelhante à da alvenaria. Deve ser feita com cimento, cal hidratada e areia, podendo ser utilizado traço 1:1:6 ou 1:2:9.

A espessura do emboço é de 1 a 2 cm, para paredes e tetos internos. Para paredes externas pode ter espessuras maiores, pois nesses casos, como as paredes são mais altas, as irregularidades são maiores.

O emboço deve ser aplicado no mínimo 24 horas depois do chapisco.

Passo-a-passo para fazer o Emboço

1 - Taliscamento: Consiste na fixação de taliscas (pequenas placas de madeira ou cerâmica de aproximadamente 1 cm de espessura) com argamassa nos cantos superiores da parede a ser revestida. Fixa-se primeiro a talisca superior, com distância entre sua superfície e a parede de aproximadamente 1,5 centímetro. 

A seguir, com auxílio do fio de prumo, fixam-se outras taliscas abaixo da primeira, na direção vertical, com distância máxima entre elas de 2,0 m. Faz- se o mesmo taliscamento no outro canto da parede. 

Em seguida, com auxílio de uma linha, fixam-se taliscas intermediárias entre as das extremidades já feitas, com distâncias de 1,50 a 2,0 m entre elas. Assim todas as taliscas estarão com suas faces aprumadas, isto é, no mesmo plano vertical.

taliscamento emboço

Depois do taliscamento, preenchem-se com argamassa no sentido vertical os espaços entre as taliscas. A argamassa deve ser aplicada comprimindo-a contra a parede com a colher de pedreiro. 

argamassa emboço

Com isso, formam-se guias ou mestras verticais em toda a parede, que servirão de base para o preenchimento do emboço.

Depois de feitas as guias, as taliscas devem ser retiradas. Com a parede previamente molhada, preenche-se a área entre as duas guias lançando-se a argamassa na parede, com a colher de pedreiro, vigorosamente, a um distância de aproximadamente 80 cm, de forma semelhante ao feito para o chapisco, de baixo para cima (essa operação é chamada também de “chapar a massa”). 


Após o lançamento, comprime-se a argamassa na parede com a colher de pedreiro, para melhor fixá-la na parede e retirar bolhas de ar atrasadas de lançamento.

Após o preenchimento de uma pequena área entre duas guias, apoia-se uma régua nas mesmas e raspa-se a superfície preenchida de baixo para cima, em movimentos de zigue zague, retirando-se o excesso de argamassa e fazendo com que toda a área fique com a superfície plana e aprumada. A superfície deverá apresentar acabamento áspero.

regua emboço

Pronto! Você aprendeu como fazer o emboço de parede com sucesso. Agora, após esse processo, é feito o reboco e finalizado com massa corrida ou recebe diretamente a tinta de acabamento do ambiente.

Comentários

  1. Isso numa parede nivelada... Quero ver fazer numa parede irregular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a mesma coisa so que tem que ver o prumo que vai mandar se e o de baixo ou de cima. E uma etapa para aprumar a parede para receber o reboco. Se for fazer reboxo grosso demais ou embosso grosso ai nao prescisa sarrafear o emboco

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!