Piso laminado: o que é, vantagens e características!


qual a vantagem e caracteristicas do piso laminado

O que são pisos laminados?

O piso laminado é um revestimento de piso e algumas vezes de paredes que apresenta um acabamento semelhante ao carpete de madeira. É resistente à abrasão, mas se destaca principalmente por ser um revestimento de fácil limpeza.

São uma opção popular para quem deseja um visual semelhante ao da madeira, mas com uma instalação mais fácil e um preço mais acessível. Eles são duráveis, resistentes a riscos e manchas, e fáceis de limpar. 
Além disso, eles não exigem tanto cuidado quanto a madeira natural e não precisam ser lixados ou envernizados periodicamente. 

Eles também são bastante adequados e usados em áreas com alto tráfego, como corredores e salas de estar, e são uma escolha popular para instalações comerciais e residenciais.

Do que é feito o piso laminado?

A constituição é de lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF (High Density Fiberboard) ou Painel de Fibras de Alta Densidade. A camada superior exibe a estampa decorativa artificial e vem protegida pelo overlay (resina melamínica).

Ou seja, são feitos de camadas de materiais sintéticos comprimidos sob alta pressão. Essas camadas geralmente incluem uma base de fibra de alta densidade, uma camada decorativa impressa com uma imagem de madeira, pedra ou outro padrão, e uma camada superior transparente de resina melamínica que protege a superfície contra desgaste e manchas.

composição piso laminado

Vantagens do piso laminado

  • Baixo custo: O preço do piso laminado é muito inferior em relação ao piso de madeira;
  • Fácil limpeza: um dos diferenciais deste revestimento. Basta um pano úmido para limpar a maioria das manchas;
  • Fácil instalação: As placas do piso apresentam encaixe tipo macho-fêmea, que facilitam a instalação, além de apresentarem firmeza. Podem ser coladas ainda para garantir a união das peças;
  • Ecologicamente correto: As placas de piso laminado são compostas por compensado, da qual os fabricantes adotaram o uso de madeira reflorestada;

Tipos de pisos laminados

Existem 02 linhas de Pisos Laminados: Os pisos laminados de madeira e os pisos laminados de alto tráfego.

Pisos Laminados de Madeira

É um piso constituído de laminas de madeira com 07 milímetros de espessura, possuindo larguras e comprimentos variados.
A principal característica do piso laminado de madeira é o de ser um produto de madeira natural e revestido com verniz. 

A opção por este produto ocorre em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o desenho e a tonalidade exclusiva, formando no conjunto uma harmonia criada pela natureza. É um piso para utilização em residências ou ambientes de tráfego leve. São de fácil instalação, limpeza e antialérgicos.

piso laminado madeira

Pisos Laminados de Alto Tráfego

É um piso que tem como principal característica a sua resistência ao desgaste e riscos. São fabricados com base em HDF (partículas de madeira prensadas em alta densidade), revestidas com um papel decorativo nos mais variados padrões.


Estão disponíveis para aplicação residencial e comercial. A fácil instalação e limpeza, a resistência à luz solar, riscos, manchas e brasas de cigarros, a vasta opção de padrões são uma solução prática para qualquer necessidade de decoração para ambientes residenciais e comerciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!