Qual madeira usar na construção: tipos e uso


madeiras usadas na construção

A madeira é um material de construção versátil e amplamente utilizado há milhares de anos. Ela é obtida a partir de árvores, geralmente plantadas em florestas manejadas de forma sustentável, o que a torna uma alternativa renovável e sustentável em comparação com outros materiais, como aço e concreto.

O uso da madeira nas construções é comum desde a antiguidade, sendo utilizada tanto para a construção de casas de madeira quanto para estruturas de edifícios. Ela é conhecida por sua resistência natural à compressão e tração, além de ser fácil de trabalhar e molda e é uma excelente opção para construções de clima frio, pois é um bom isolante térmico e acústico.

Na construção de casas, a madeira é geralmente usada para a construção de paredes, teto, pisos, estruturas, utilizada em móveis, como armários, mesas e cadeiras e também é uma escolha popular para revestimentos de paredes e pisos, como painéis de madeira e deck de madeira.

Além do mais, a madeira também é uma opção ecológica, pois é renovável e biodegradável, ajudando a reduzir o impacto ambiental da construção.

As grandes desvantagens do uso da madeira são os risco de incêndios e a necessidade de manutenção regular para evitar a deterioração da madeira e que sejam utilizadas técnicas de tratamento corretas para garantir sua durabilidade e que não apareça cupim.

Tipos de madeira e seu uso na construção

Na construção civil, elas são amplamente utilizadas devido à sua versatilidade, disponibilidade e facilidade de processamento. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns e as suas aplicações:

1 - Pinus: é uma madeira de grão fino, leve e de cor clara, é comumente utilizada em estruturas de construção, como vigas, colunas, caibros e ripas. Também é usada em esquadrias, como portas, janelas e rodapés, bem como em revestimentos e móveis.

O pinus é amplamente utilizada nas obras devido à sua alta disponibilidade no mercado, preço baixo e boa resistência, por isso é comum ser usado em estruturas de construção, deck, móveis e revestimentos de paredes. 

No entanto, é importante lembrar que o pinus pode ser mais propenso a danos por insetos, como cupins e brocas do que outras madeiras, necessitando de um maior cuidado.

tabua madeira cortada construção civil

2 - Eucalipto: é uma das madeiras mais utilizadas na construção civil devido a sua disponibilidade, baixo custo e boa resistência à umidade e insetos. É comum ver o eucalipto sendo usado em estruturas de construção, levantar paredes de casas, deck, móveis e revestimentos de paredes. 

O eucalipto é uma madeira fácil de trabalhar e é conhecido por sua cor uniforme e aparência limpa, no entanto não é tão durável quanto outras madeiras de construção, mas é uma escolha econômica e eficiente para aplicações em construções internas e externas. 

3 - Peroba Rosa: é uma madeira de cor rosa avermelhada, muito resistente e é utilizada em esquadrias, revestimentos, deck e móveis. É considerada uma madeira nobre devido à sua resistência e beleza.

Veja também: como fazer um deck de madeira.

4 - Angelim Pedra: é uma madeira densa, forte e resistente a cupins ou outros insetos, é usada em estruturas de coberturas, telhados, vigas, colunas, caibros, ripas, mas também em deck, esquadrias e móveis.

O Angelim Pedra é uma espécie de madeira de lei, originária da Amazônia, que é amplamente utilizada na construção civil devido à sua alta resistência mecânica e à sua durabilidade. 

Como o Angelim Pedra é bastante resistente à umidade e a insetos, torna ele ideal para uso em regiões com clima úmido, onde a ação da umidade pode danificar rapidamente a estrutura em que ele foi empregado.

5 - Ipê: é de cor amarelo-claro a marrom-escura, é resistente à umidade e é utilizada em deck, escadas, pisos e revestimentos. É bastante conhecido por sua resistência natural às intempéries.

casa madeira

6 - Cumaru: é uma madeira de cor marrom escura, muito resistente aos cupins e é usada em deck, pisos, esquadrias e móveis. É uma das madeiras mais resistentes disponíveis no mercado.

7 - Cedro: é uma madeira popular na construção civil devido à sua resistência à umidade e aos insetos. É comum ver o cedro sendo usado em deck, revestimentos de paredes, coberturas e mobília ao ar livre. Além disso, o cedro é conhecido por sua cor uniforme e aroma agradável, o que o torna uma escolha atrativa para aplicações em construções internas e externas. 

O cedro é um de alta qualidade que oferece durabilidade e resistência, além de ser fácil de trabalhar, tornando-o uma escolha popular para a construção de estruturas e revestimentos que precisam resistir a mudanças climáticas e insetos.

8 - Jatobá: é uma de cor amarelo-claro a marrom e é bastante resistente aos cupins. Costuma ser utilizada em deck, pisos, esquadrias e móveis.

9 - Freijó: é de cor clara a marrom e é utilizada em pisos, móveis, esquadrias e revestimentos, por ser um material estável e resistente, ideal para aplicações internas.

10 - Carvalho: é amplamente utilizado na construção civil devido à sua durabilidade, resistência e aparência elegante. É comum ver o uso em portas, janelas, móveis de cozinha, pisos, revestimentos de paredes e móveis em geral, pois o carvalho é uma madeira de alta qualidade que oferece resistência à umidade e insetos, o que o torna ideal para uso em construções internas e externas. 

Veja também:

Com o seu brilho natural e aparência elegante, o carvalho é uma escolha popular para melhorar a aparência e a durabilidade de uma construção.

Portanto, essas são as madeiras mais usadas na construção civil, seja de casas, quanto para levantar paredes e estruturas, como vigas, telhados, colunas, caibros e outros. Lembrando que existem outras, mas focamos nas mais utilizadas hoje em dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!