Como fazer CONCRETO passo a passo: mistura, cura...


como fazer concreto mistura cura lançamento

Aprenda como fazer um bom concreto corretamente com uma passo a passo que mostra como fazer a mistura correta dos ingredientes, traço, cura e muito mais para que a massa fique homogênea e de ótima para qualidade para a construção.

O concreto é uma mistura de agregados, ou seja, pedra, areia, brita, juntamente com cimento e água, que é usada como material de construção para formar estruturas sólidas e duráveis. 

É produzido na obra com betoneira, manualmente com pás e enxadas ou em usinas próprias e é aplicado em seu estado fresco. Depois de ser colocado, o concreto é compactado e moldado na forma desejada, e então é deixado para curar, ou seja, para endurecer e atingir sua resistência final.

Essa mistura pode ser usada para a concretagem do chão como contrapiso, para fazer colunas, vigas, lajes, calçadas e muito mais. Em alguns casos, ele deverá ser feito um pouco mais forte ou mais "magro", ou seja, as medidas dependerão do onde o concreto será empregado.

Portanto, saber fazer um concreto de qualidade é fundamental para que a obra fique bem firme e que não apresente problemas futuros que podem dar uma tremenda dor de cabeça para os envolvidos (servente, pedreiro, engenheiro).

Passo a passo de como fazer concreto

Fazer concreto é um processo mais simples do que você imagina, mas que requer atenção e precisão para garantir a qualidade e a resistência final do material com a mistura correta dos materiais ou ingredientes. Veja os passos abaixo.

1 - Preparação: Antes de começar a misturar o concreto, é importante preparar a área de trabalho. Isso inclui limpar a superfície será aplicado, remover quaisquer obstáculos ou entulhos, e preparar as formas ou moldes para o concreto, se necessário.

2 - Escolha dos materiais: você precisará de cimento, areia, pedra brita, água e, opcionalmente, aditivos. A proporção certa para um bom traço geralmente segue as seguintes proporções de 1 parte de cimento, 2 partes de areia, 3 partes de pedra e a quantidade adequada de água para obter uma mistura homogênea.

Recomendo que leia: tabela com os traços do concreto.

3 - Mistura: Em um grande recipiente, misture o cimento, a areia e a brita secos. Adicione a água gradualmente, mexendo a mistura com uma pá, enxada ou uma betoneira até obter uma consistência homogênea e sem grumos. Se necessário, adicione aditivos para melhorar a resistência ou outras propriedades do concreto. Em uma outra matéria eu ensinei como construir uma betoneira caseira.

4 - Transfira a mistura para o local de aplicação. Se estiver usando uma betoneira, é importante manter a mistura em movimento para evitar a segregação dos componentes e que ele seque. Se estiver carregando a mistura manualmente, use pás ou baldes para evitar a compactação da mistura.

5 - Aplicação: Despeje a mistura do concreto na forma ou no molde e espalhe-a uniformemente. Nivele a superfície do concreto com uma régua ou uma tábua, e use uma vibradora para remover bolhas de ar e garantir uma mistura homogênea.

6 - Cura do concreto: Depois da concretagem, é importante protegê-lo contra a perda excessiva de água durante o processo de cura. Isso pode ser feito cobrindo a superfície do concreto com plástico ou uma tela, ou regando a superfície com água de maneira regular. A cura do concreto deve durar pelo menos 7 dias.

Veja também: como fazer a cura do concreto.

Pronto! Agora basta colocar a mão na massa e partir para o trabalho. Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata