O que é Concreto Protendido, como fazer e vantagens!


o que é concreto protendido como fazer

Hoje iremos explicar o que é o concreto protendido, quais são as suas características particulares, como ele funciona, quais são as suas vantagens e como fazer na obra de construção.

O que é concreto protendido?

Concreto protendido é um tipo de concreto reforçado com tendões (peças metálicas) esticados antes da concretagem, com o objetivo principal de aumentar a resistência e a segurança estrutural das construções.

Ele é utilizado em estruturas de grande porte como prédios, pontes, viadutos, entre outras, pois tem uma maior resistência às cargas, menor espessura das peças estruturais, menor quantidade de aço de armadura e maior flexibilidade na concepção e projeto estrutural.

A protensão pode ser definida como o artifício de introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sobre ação de diversas solicitações.

Quais as vantagens?

São diversas as vantagens do concreto protendido sobre o concreto tradicional e eu listarei elas logo abaixo.

1 - Resistência à compressão: O concreto protendido é comprimido antes que ele se cure, o que aumenta sua resistência à compressão.

2 - Maior vida útil: Devido à sua maior resistência à tensão, o concreto protendido tem uma vida útil mais longa do que o concreto convencional.

3 - Maior flexibilidade de projeto: Com o concreto protendido é possível fazer estruturas com formas mais complexas, e com menos elementos e maior espaçamento entre vigas, o que permite maior flexibilidade de projeto e menor custo para construção.

4 - Menor retração: O concreto protendido sofre menos retração devido ao efeito de compressão aplicado antes do curado, o que significa menos rachaduras e menor manutenção.

5 - Menor espessura: Como o concreto protendido é mais resistente do que o concreto convencional, ele pode ser moldado em formas mais finas, o que permite uma economia de materiais de construção.

6 - Maior segurança: devido à resistência e menor espessura, é possível fazer estruturas mais seguras e com menor risco de colapso.

7 - Menos retrabalho: em comparação com o concreto convencional, o concreto protendido tem menos retrabalho devido à precisão no cálculo das tensões e resistência.

Como fazer o concreto protendido?

O passo a passo que deve ser seguido para a execução desse tipo de estrutura numa obra de construção civil deve ser o seguinte:

1 - Projeto: Antes de iniciar a construção, é importante desenvolver um projeto detalhado que inclua as cargas, as dimensões, as formas e os materiais a serem utilizados. É importante que o projeto seja desenvolvido por engenheiros especializados em estruturas de concreto protendido.

2 - Preparação do terreno: Antes de começar a construir, é importante preparar o terreno para garantir que ele esteja nivelado e firme.

3 - Instalação dos ancoradores: Os ancoradores são dispositivos que são usados para aplicar a tensão no concreto protendido. Eles são instalados antes de colocar o concreto na forma.

4 - Colocação do concreto: Depois que os ancoradores estiverem instalados, é possível colocar o concreto na forma. É importante que o concreto seja misturado e colocado de acordo com as especificações do projeto para garantir a qualidade e a resistência da estrutura.

5 - Cura do concreto: Depois que o concreto for colocado, é importante deixá-lo curar por um período de tempo específico antes de aplicar a tensão. A cura pode ser feita com água, plástico ou papelão, dependendo das especificações do projeto.

6 - Aplicação da tensão: Depois que o concreto estiver curado, é possível aplicar a tensão nos ancoradores para comprimir o concreto. É importante aplicar a tensão de acordo com as especificações do projeto para garantir a segurança e a resistência da estrutura.

7 - Monitoramento: Durante e depois de aplicada a tensão é importante fazer monitoramento da estrutura para verificar se existem deformações ou outros problemas.

8 - Desmobilização: Depois que o concreto protendido estiver completamente curado e a estrutura estiver segura, os ancoradores podem ser desmontados e a forma pode ser removida.

É importante lembrar que esses passos são gerais e específicos para cada projeto, e devem ser elaborados e realizados por profissionais habilitados e especializados no assunto. Além disso, é necessário contar com equipamentos específicos para aplicar a tensão no concreto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!