O que é Alvenaria de Embasamento e como é feita!


o que é alvenaria de embasamento e características

Alvenaria de Embasamento é alvenaria que fica sobre a viga baldrame com a principal finalidade de regularizar o nível para o início da alvenaria de elevação, é muito usada principalmente quando o terreno é com aclive ou declive.

Normalmente as vigas baldrames são executadas em um nível abaixo do piso acabado (no mínimo 20 cm). Sobre as fundações e vigas baldrames é executado a alvenaria de embasamento de modo a permitir os diferentes níveis de piso mantendo o baldrame nivelado.

Também tem a função de possibilitar a passagem de tubulações sem prejuízo de danificar o baldrame, contenção lateral para aterros dos pisos e receber a camada impermeabilizante do alicerce.

Como é feita a alvenaria de embasamento?

Pode ser de tijolo maciço ou de bloco de concreto assentado com argamassa de cimento e areia no traço 1:4. O tijolo maciço é o mais utilizado devido as suas dimensões facilitando as diversas espessuras da alvenaria de embasamento.

fundação com baldrame

Também podemos afirmar que a Alvenaria de Embasamento, como o próprio nome sugere é a alvenaria que fica na base da edificação exatamente em cima da viga baldrame, é um tipo de alvenaria que entra muitas vezes em contato com o solo, por isso deve ser especificado um tipo de tijolo que ajude no processo de retenção da água que sobe por percolação.

Quando não se utiliza o tijolo correto na alvenaria da base, o ideal é fazer um revestimento nas laterais com aproximadamente 20 cm e na parte superior com argamassa de cimento com hidrófugo para impedir que a água suba pelas paredes pelo processo de percolação da água do solo.

Veja também: Quais os tipos de tijolos da construção.

Também é aconselhável que as 3 primeiras fiadas da alvenaria de elevação seja usada uma argamassa de cimento com hidrófugo como impermeabilização, também para impedir que a água suba pelas paredes pelo processo de percolação da água do solo.

impermeabilização da fundação baldrame

Normalmente quando fazemos o orçamento, a alvenaria de embasamento não é medida em metros quadrados, mas por metros cúbicos.

Mas atenção, é importante definir, quantificar e executar essa etapa da obra para que não passe despercebida pois na falta dessa técnica o morador sempre terá dores de cabeça com umidade nas paredes e descolamento do revestimento e bolhas na pintura, podendo até ocasionar o aparecimento de fungos, doenças e patologias de construção.

Comentários

  1. Caso minha viga baldrame esteja em nível e o terreno e plano...eu preciso fazer o embasamento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!