10 ERROS da construção civil que devem ser evitados!


erros comuns na construção

Durante a construção de uma casa e mesmo no processo de planejamento é muito comum as pessoas ignorar alguns pontos importantes, seja por desconhecimento, pressa o outro fator qualquer que nos leva a cometer pequenos erros, porem significativos no resultado final de uma casa.

Sendo assim, baseado em experiência e relatos que ouvimos por aí, segue abaixo os 10 erros mais comuns da construção civil que você pode e deve evitar antes e durante a obra da sua casa.

1. Ar condicionado

Não dar a atenção necessária para ar condicionado ao construir é um erro comum.
Há quem até mesmo decida instalar um depois que a casa já foi construída, o resultado não poderia ser outro. Ele não funcionará adequadamente lhe deixando na mão quando o calor chegar.

O que pode ser o menor dos seus problemas, visto que problemas de umidade podem estar sendo causados. Aumentando o crescimento de fungos e proliferação de doenças dentro de sua casa.

Além disso, escolha instala-lo num local que o barulho não incomode quando estiver ligado, pois alguns são muito barulhentos e podem atrapalhar as noites de sono que deveriam ser tranquilas.

2. Construir sem espaço

Tudo bem, talvez o terreno seja muito pequeno para ter cômodos com um tamanho convencional. Mas ao invés de construir um imóvel com espaços apertados, aumente os andares, construa para cima.

Não se engane, ninguém gosta de lugares apertados, e mesmo que alguém assim esteja por aí, ainda assim você terá problemas de ventilação, para mover móveis e se locomover.

Obs.: só faça se couber no seu orçamento, pois estamos dando essas dicas, mas só faça se você tiver como pagar o que estiver proposto no projeto da obra.

3. Planejamento global

Imóveis são construídos para pessoas, e cada uma possui o seu próprio estilo de vida, algo que gosta, coisas que faz da maneira de ver o mundo, que pode ser bastante diferente do gosto de outra pessoa.

Nem sempre uma casa que é boa para você será para outro. Logo, leve em consideração todas as áreas da vida pessoal dos moradores quando construir uma casa.

É comum uma pessoa encontrar um projeto na internet que acha muito bonito e querer fazer igual, mas não pensa que depois de construído, os cômodos podem não agradar tanto assim. Analise bem antes de começar.

4. Atenção na iluminação

Uma casa mal iluminada pode tornar um ambiente ruim, não importa o quão bem desenhado e mobiliado seja. Então, planeje bem colocando janelas em lugares estratégicos para aproveitar bastante a luz solar.

Assim como usar uma grande quantidade de luzes artificiais, há poucas coisas piores do que ter que ligar uma luz durante o dia, além de ser algo completamente antiecológico.

Veja também: Como instalar lâmpadas com interruptor.

5. Quartos secundários

A ideia de possuir um quarto para jogos, outro para ginástica/academia, um escritório ou talvez um ateliê parece incrível no papel. Mas fora dele as chances de que ele nunca seja utilizado são altas.

Construir algo porque parece ser legal não apenas fará com que seu dinheiro seja desperdiçado, como também fará com que acumule objetos indesejáveis que serão colocados dentro dele com o tempo.

Isso se encaixa bem no que foi citado mais acima, onde a pessoa pega um projeto que acha bonito na internet e quer colocar em prática, mas que não será tão funcional assim.

6. Esquecer a topografia

Projetar um imóvel inteiro e construir, mas esquecer a topografia é mais comum do que se imagina. E o pior, em muitos casos as pessoas sequer sabem o que é topografia.

Esse desconhecimento dessa ciência, se dá ao fato da topografia não ser uma das ciências mais conhecidas pelas pessoas comuns. O que acaba fazendo com que não queiram gastar dinheiro com ela.

Caso não esteja trabalhando para você mesmo, tente o máximo possível convencer de que a topografia é algo importante.

Veja também: Apostila de topografia.

7. Localização do quarto

Tenha em mente que os quartos precisam ser construídos longe de locais barulhento e da rua. Caso possua uma garagem, também evite construí-lo perto dela.

Nada melhor que uma noite de sono tranquila depois de um dia cansativo, não é mesmo? Então a localização onde serão feitos os quartos é bastante importante e deve ser bem pensada.

Se a rua for muito movimentada, com grande tráfego de veículos, escolha fazer os quartos na parte da trás da casa, diminuindo bastante o barulho que vem da rua dentro dos quartos e melhorando a qualidade do sono.

8. Cozinha longe da entrada

Imagine a cena, você tendo que carregar quilos e mais quilos de compras dentro da sua casa. A cozinha é um local que possui uma grande quantidade de funções, faça com que ela seja acessível.

Normalmente, quando recebemos visitas, elas ficam na sala e cozinha, Então, o acesso rápido a esses ambientes deve ser imprescindível. Além disso, facilita muito descarregar as compras do mercado se o local estiver próximo.

9. Garagem na posição correta

Além do barulho que pode lhe incomodar em inúmeros momentos, possuir uma garagem fora desses locais irá aumentar a quantidade de sujeira que os carros carregam para dentro.

10. Não tomar a frente da construção

Um construtor pode saber como construir, mas ele não conhece sua família. Tome liberdade para mudar qualquer ponto que achar necessário sem medo de falar para o pedreiro, a construtora ou quem seja.

Não tenha medo nem vergonha de dar sua opinião e falar de algo que não está agradando, pois depois que o projeto tiver sido colocado em prática, pode ser difícil de voltar atrás e refazer o que foi feito.

Fale para a arquiteta, para o engenheiro, para o pedreiro ou o mestre de obras o que não está gostando para que seja modificado o quanto antes, sem medo do que irão achar, pois esse pode ser o projeto dos seus sonhos e não pode ser arruinado.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como passar VENENO no mato com bomba - Roundup!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)