Inicio » , , , » Levantando parede de tijolos - Saiba como fazer!

Levantando parede de tijolos - Saiba como fazer!


O levantamento de uma parede é iniciado por meio de uma primeira fiada. A fiada é uma linha de tijolos assentada com argamassa. Essa primeira fiada é chamada de destacamento e serve para fazer a marcação de onde ficará a parede. 


Depois, erguem-se alguns tijolos nos cantos para fazer o prumo.
Com alguns tijolos assentados no canto é possível utilizar o prumo e acertar a linha vertical da parede. Assim, o restante da parede será erguido seguindo essa referência de prumo.
Veja também: Como usar o prumo.

Depois, de um canto a outro, amarre uma linha nivelada, prendendo- a com um prego. Não deixe de usar o nível para fazer isso. Essa linha servirá de guia para o levantamento do meio da parede.


Observe que a linha, além de estar nivelada, já estará aprumada, pois segue a referência dos cantos já aprumados.

Os tijolos são assentados, fiada por fiada, em um cordão de argamassa de cerca de 2cm. Preencha com um pouco mais de argamassa e pressione o tijolo para assentá-lo, chegando aos 2cm.


A sobra de argamassa é retirada com a colher. A argamassa de assentamento utilizada é de cimento, cal e areia no traço 1:2:8 (com água o suficiente para uma consistência pastosa, sem desmanchar). Pode optar também por uma argamassa pronta para assentamento, seguindo as orientações contidas na embalagem.

À medida que a parede vai subindo, a linha nivelada deve também ser deslocada, para servir de referência às próximas fiadas.


Quando for assentar os tijolos, não esqueça de cruzá-los (amarração), ou seja, de assentá-los de maneira intercalada, pois isso aumenta a resistência da parede.

0 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!