Inicio » , , , » Piso de Cimento Queimado - Aprenda como fazer!

Piso de Cimento Queimado - Aprenda como fazer!


O que é piso de cimento queimado?

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água.
Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.
Veja também: vantagens e desvantagens desse piso.

Passo-a-passo de como fazer
1) Limpe o contrapiso, tirando o pó, se possível, com a ajuda de um aspirador.

2) Divida a área do piso em quadros, formados por guias de material plástico, com espessura mínima de 10mm e altura de 30mm. 


As guias servirão como gabarito para nivelamento da argamassa de revestimento, portanto deverão ser perfeitamente niveladas. Os quadros deverão ter dimensões máximas de 3,00m x 3,00m.

3) Caso a superfície não tenha a necessária aspereza, aplique uma camada de chapisco de aderência, em argamassa de cimento e areia grossa lavada, traço 1:3, aditivada de resina adesiva vinílica na proporção indicada pelo fabricante.
A espessura média desse chapisco deverá ser de 5mm.

4) Aplique a argamassa base, em cimento e areia fina lavada, traço 1:3, em quadros alternados, como num tabuleiro de xadrez. A espessura média da argamassa base deverá ser de 30mm, ou 25mm quando for utilizado chapisco de aderência, podendo variar de acordo com a regularidade da superfície do contrapiso. 


Recomenda-se o uso de um aditivo plastificante, na proporção indicada pelo fabricante, para evitar as fissuras por retração e melhorar a trabalho da argamassa;

5) Alise a argamassa, de preferência com régua metálica, utilizando- se das guias divisórias dos quadros para nivelamento.


6) Polvilhe cimento seco sobre a superfície ainda fresca, na razão de 0,5kg/m2.


7) Alise suavemente o cimento polvilhado com desempenadeira de aço, sem pressionar a argamassa base.

1 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!