Como calcular o CUSTO de uma construção, saiba o preço da obra!


como calcular o custo de uma construção

Aprenda como calcular o custo completo de uma construção, em uma vídeo aula bem explicada. Dessa forma você não irá se perder e evitar que falte dinheiro na hora de começar a construir.

Todo proprietário de uma obra comercial ou residencial, de pequeno ou médio porte, sempre que ele vai começar uma construção, a primeira coisa com que se preocupa é em ter uma estimativa do custo dessa construção. 

Ele precisará saber do montante de dinheiro que irá gastar e como irá gastar ao longo dos meses.  Logo se pensa: será que tenho o dinheiro todo para finalizar a obra? Será que precisarei fazer um empréstimo?

Quando se fala em dinheiro, em gastar dinheiro, todos nós ficamos "antenados" e com uma "pulga atrás da orelha" pensando se o que iremos pagar para realizar uma construção realmente é o correto. 

Principais gastos de uma construção:

  • Compra do terreno e preparação com nivelamento, limpeza, aterramento elétrico, remoção de entulhos, árvores e outros.
  • Gasto com os projetos de engenharia e arquitetura,
  • Compra de materiais de construção, como: cimento, ferro, areia, tijolo, piso, encanamento hidráulico, fiação elétrica...
  • Custos com a mão de obra do pedreiro ou empreiteira.
  • Aquisição de equipamentos e ferramentas necessárias.
  • Licenças e permissões para construir.
  • Seguros
  • Impostos e taxas
  • Administração e gerenciamento do projeto
  • Financiamento ou empréstimos, caso seja necessário.
  • Custos com pós-construção, como limpeza e manutenção.

Portanto, fazendo os cálculos antes de construir, permite que você tenha uma noção clara do orçamento disponível e do quanto será necessário gastar em cada etapa da construção, seja calculando a quantidade de pisos necessários, tijolos, quantidade de telhas, cimento, ferragem e muitos outros.

Isso ajuda a evitar surpresas desagradáveis e a garantir que os recursos sejam alocados de maneira eficiente, identificando possíveis problemas financeiros e encontrar soluções antes que eles se tornem uma ameaça para o sucesso do projeto.

Sem contar que, isso também permite uma melhor negociação com fornecedores e contratadas, pois você tem uma ideia do que está disposto a pagar ou disposto a gastar e negociar o melhor preço.

Passo a passo do preço da obra

Se você também tem essa dúvida, acompanhe a vídeo-aula mais abaixo e esclareça suas dúvidas sobre o preço certo a ser cobrado em uma obra, mas antes disso tenha uma ideia geral do processo.

1 - Defina os objetivos e requisitos do projeto: Comece reunindo informações sobre o projeto, incluindo seus objetivos, requisitos, escopo, restrições e tenha tudo em mãos para quando for necessário usar.

2 - Faça um levantamento dos custos: Faça uma lista dos materiais, equipamentos e mão-de-obra necessários para o projeto. Obtenha cotações de preços, fazendo o orçamento em diferentes fornecedores, lojas de materiais de construção, tintas, pisos e outros.

3 - Calcule o custo do projeto: Utilize as informações coletadas anteriormente para estimar o custo total do projeto, incluindo todos os custos diretos e indiretos, nos mínimos detalhes.

4 - Identifique os custos variáveis: Identifique quais custos podem variar dependendo das condições do projeto, como tempo adicional, mudanças no escopo, variação no preço da mão de obra.

5 - Faça ajustes e revisões: Revisar as estimativas de custo e ajustá-las conforme necessário.

6 - Análise custo-benefício: Faça uma análise custo-benefício do projeto para determinar se ele é viável financeiramente e se você terá condições de paga-lo da maneira em que ele foi projetado.

7 - Monitore e controle os custos: Durante a execução do projeto, monitore e controle os custos para garantir que eles permaneçam dentro do orçamento e não extrapole o que foi pré-estabelecido.

8 - Faça uma avaliação final: Após a conclusão do projeto, faça uma avaliação final dos custos e compare-os com as estimativas iniciais para identificar pontos fortes e áreas de melhoria para futuros projetos.

Veja também: 
Agora, assista ao vídeo bem detalhado do que você deve calcular para saber o custo final de uma construção e não ser pego de surpresa com um gasto além do que você poderia arcar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Tipos de BRITAS e diferenças da 0, 1, 2 e 3, 4, 5, pedrisco...