Calcular piso por metro quadrado: saiba a quantidade


calculo da quantidade de piso e revestimento

Aprenda como calcular a quantidade de piso por m², seja o cerâmico, porcelanato, azulejo e revestimentos de parede de maneira simples e rápida.

Isso é importante para quando você ir até a loja escolher e comprar o piso para a sua casa ou para algum cômodo específico, não faltar e nem sobrar peças após o término do assentamento, pois peças sobrando são alguns reais desperdiçados e que poderiam estar sendo usados para outra coisa.

Pisos são aquelas peças que são assentadas ou aplicadas pelo pedreiro no chão, acima do contrapiso e fixados com a argamassa AC1, AC2 ou AC3. Normalmente de tamanho: 38 cm x 38 cm, 60 cm x 60 cm, mas que hoje em dia já existem peças de pisos bem maiores.

Já os revestimentos são aquelas peças assentadas nas paredes que são usadas para cobrir uma parede como forma decorativa ou para proteger da sujeira e do contato constante com a umidade.

Vemos o emprego constante do revestimento em paredes da cozinha, para evitar que a gordura que respinga da pia e do fogão fique impregnada, deixando a pintura com cor amarelada.

Também é comumente usada nos banheiros para a proteção do reboco e da tinta da ação da umidade proveniente da água quente do chuveiro que evapora e cria gotículas no ambiente.

As vezes quebramos a cabeça para fazer o cálculo do quanto de piso iremos precisar em uma parte da casa, mas ao ver esse vídeo abaixo você verá como é rápido e fácil. 

Como fazer o cálculo do piso por m²

1 - O primeiro passo para calcular a quantidade de piso por metro quadrado é medir a área que você deseja cobrir. Para isso, use uma fita métrica, uma trena ou algum app de medição de área, mas tome cuidado que ele pode não ser tão preciso. 

2 - Em seguida, é preciso saber o tamanho das peças de piso que você planeja assentar no local. Isso geralmente está disponível na embalagem do produto ou pergunte ao vendedor. Os mais comuns são: 60x60, 25x25 cm, 54x54, 60x120, 80x80, 62x62, 90x90, mas existem outros tamanhos.

Lembrando que para o cálculo você deve transformar as medidas de centímetros para metro. Por exemplo: um piso de 54x54 centímetros tem 0,54 metros. Um de 90x90 centímetros tem 0,90 metros.

3 - Uma vez que você já tenha essas informações, o cálculo é feito da seguinte forma: divida a área total do chão ou da parede que será revestida pela tamanho de cada peça de piso. Explicarei de forma detalhada abaixo como realizar esse processo.

Por exemplo, se a área a ser revestida é de 80 metros quadrados e cada peça de piso têm 0,54 m², você precisará de 148 peças de piso. 80 dividido por 0,54 = 148.
Se a área for 100 m² e as peças tiverem 0,90, o resultado será: 111 peças.

4 - No entanto, não esqueça que sempre é uma boa ideia adicionar uma margem de segurança para garantir que você tenha peças de sobra para cobrir toda a área desejada, pois sempre acontece de ter perdas devido a recorte de pisos nos cantos e quebras.

5 - Agora, leve esse cálculo até o vendedor e compre as caixas referentes a quantidade de piso calculada conforme você aprendeu na matéria.

Caso ainda tenha ficado dúvida, recomendo que assista o vídeo abaixo onde mostra todo o passo a passo detalhado para calcular os pisos por m² de forma que não reste nenhuma dúvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!