Como NÃO comprar areia: Areia seca x Areia úmida!


dica de compra de areia para construção

Aprenda como NÃO comprar areia para a sua construção e veja também a diferença da areia úmida e da areia seca.

Pouca gente sabe mas a areia apresenta uma característica curiosa que reflete de forma considerável no desempenho da sua obra e também no seu bolso.

Normalmente, quando ligamos para uma empresa que vende materiais de construção e pedimos alguns metros de areia, não questionamos se a areia está seca ou se está úmida.

Você sabia que isso pode pesar muito no custo final da obra? E que isso muitas empresas utilizam essa técnica para cobrar mais caro entregando menos material para os clientes?

Para que serve a areia na construção?

Areia é amplamente utilizada na construção civil por suas propriedades versáteis e acessíveis. Ela fornece massa, força e estabilidade a outros materiais como asfalto, concreto, argamassa e cimento. 

Ela também oferece grande durabilidade aos projetos de construção devido às suas propriedades químicas que permitem que ela suporte ambientes agressivos e climas variados.

1 - Como agregado miúdo: 
A areia é frequentemente utilizada como agregado miúdo em misturas de concreto e argamassa. Ela é misturada com cimento, água e outros agregados para formar uma mistura resistente e durável, ou seja, o concreto que conhecemos.

2 - Como material de drenagem: é utilizada como material de drenagem para melhorar a capacidade de drenagem do solo e evitar problemas de infiltração de água, pois ela tem um alto poder de absorção da água.

3 - Como material de sub-base: é utilizada como material de sub-base em estradas e outras estruturas de pavimentação, onde é colocada como camada de base para suportar o peso da estrutura.

4 - Como material de filtragem: é utilizada como material de filtragem em sistemas de tratamento de água, onde é usada para remover impurezas da água, segurando todas as impurezas e deixando passar apenas a água limpa.

5 - Como material de acabamento: A areia é utilizada como material de acabamento em paisagismo e jardins, para dar uma aparência natural e estética ao ambiente.

6 - Preparação de fundações e aterro de terrenos.

Tipos de areia

Os principais tipos de areia usados na construção civil são: areia de concreto, de cava, natural ou de rio, fabricada (M-areia), de serviço, de preenchimento, grosso e fina. 

Areia de concreto:

É usada principalmente para projetos de concreto, como calçadas, pátios e outros projetos que requerem cimento. 

Areia de cava:

É usada em projetos de alvenaria, pois é fina o suficiente para criar um acabamento liso, mas ainda é resistente o suficiente para trazer massa para o projeto. 

Natural ou areia de rio:

É um agregado reciclado que vem das margens dos rios e leitos. Esta areia tem uma excelente absorção de umidade e é ideal para projetos de alvenaria, pois cria um acabamento liso e muito resistente. 

Areia fabricada (M-areia):

É produzida em instalações industriais usando rochas e é usada para projetos de concreto, pois é resistente e cria um acabamento liso.

Areia de serviço:

É um tipo de areia usado na indústria da construção que é normalmente feita de quartzo e é usada para tubulações de serviço e trincheiras, pois possui uma textura áspera. 

Areia de preenchimento:

É usada para preencher espaços vazios e pisos, pois tem uma textura áspera e é resistente. 

Areia grossa:

É usada em diversas aplicações, como em construção civil para preparar a base de fundações e pavimentos, na produção de concreto e argamassa, na filtração de água e efluentes, na drenagem de áreas alagadas, na aquicultura e na fabricação de vidro e cerâmica. Também é utilizada como componente de misturas para jardinagem e paisagismo.

Areia fina:

É usada na construção civil para acabamentos internos, como revestimento de paredes, reboco fino e liso, assentamento de blocos e tijolos, preparação de argamassas, chapiscos e contrapisos. Ela também pode ser usada para preparar o concreto. A areia fina possui grãos com diâmetros entre 0,05 a 0,42mm e tem uma excelente absorção de umidade, o que ajuda a evitar a perda de umidade, que muitas vezes pode causar rachaduras e trincas na construção.

Porque comprar areia seca?

A diferença de volume entre areia seca e úmida ocorre devido à presença de umidade. Quando a areia é úmida, as partículas estão cobertas com uma camada fina de água, o que aumenta o seu volume. 

A água preenche os espaços vazios entre as partículas de areia, o que contribui para o aumento do volume parecendo que tem mais areia no caminhão de transporte do que realmente tem.

Resumindo: a areia úmida tem água no meio que faz com que ela fique "inchada" e aumente o volume.

Veja mais detalhes dessa explicação no vídeo abaixo sobre a diferença de volume causada pela adição nesse tipo de agregado da construção civil e porque é importante verificar no caminhão de transporte antes de descarregar na obra.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!