Saiba quantos PILARES fazer em uma obra!


obra com vários pilares

Saiba quantos pilares você deve usar na sua construção, de forma muito bem explicada e detalhada para que você não saia daqui com nenhuma dúvida.

O pilar é um elemento estrutural usado para receber esforços de uma edificação e transferi-los para a fundação e outros elementos, ou seja, ele suporta o peso da estrutura acima dele e transfere toda essa carga para o solo.

São elementos estruturais lineares retos, construídos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes e cuja função principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as fundações.

Os pilares são responsáveis por receber as cargas dos andares superiores, acumular as reações das vigas em cada andar e conduzir esses esforços até as fundações, que por sinal, devem ser feitas com muita atenção.

Portanto, a construção dos pilares corretamente é algo que necessita de muito cuidado, pois eles são parte muito importante da obra, com essa função de receber o peso e distribuir abaixo. Uma obra com poucos pilares ou colocados nos lugares errados, pode condenar toda a estrutura.

Quantos pilares utilizar na construção?

Não existe um número exato de pilares que devem ser usados em uma obra. Isso depende do projeto arquitetônico e da estrutura que será construída, pois os pilares são usados para suportar a estrutura do edifício, e a quantidade necessária depende do material a ser usado, da altura, da largura, da complexidade do projeto, regulamentações de construção locais e da força da estrutura necessária para suportar o edifício. 

Portanto, para isso, um engenheiro precisa fazer a análise estrutural, que leva em conta as cargas a serem suportadas pela estrutura, como o peso do próprio edifício, do mobiliário, das pessoas e do equipamento, bem como outras cargas, como ventos, neve, terremotos e outras forças que podem agir na estrutura. 

A distribuição dessas forças é analisada para determinar onde cada pilar será necessário e quão fortes eles precisam ser. Além disso, as regulamentações de construção locais também podem afetar a quantidade de pilares necessários, pois elas podem especificar requisitos de segurança mínimos para as estruturas. 

Por isso que é tão importante consultar um engenheiro estrutural, pois ele será capaz de fazer essa análise detalhada e determinar a quantidade adequada de pilares para uma obra específica e evitar problemas futuros.

No entanto, se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre como um engenheiro faz essa análise para saber qual a quantidade de pilares precisa fazer em uma obra para uma certa distância ou por metro quadrado (m²)assista o vídeo abaixo para esclarecer de uma vez por todas essa sua dúvida.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!