Aprenda como fazer Sapata isolada, passo a passo


construção de sapata isolada

Aprenda como construir uma sapata isolada de construção civil corretamente com um passo a passo completo mostrando como é feita a montagem da ferragem que ficará no meio do concreto.

A sapata isolada é um tipo de fundação utilizada em edifícios de pequeno e médio porte, onde as características do solo permitem. Ela é feita de concreto e consiste em um bloco único, de forma que as pressões exercidas pelo peso da estrutura sejam transmitidas de forma uniforme para o solo.

As sapatas são partes da obra que ficam sob a terra, com a finalidade de suportar o peso e manter a construção firme, sem risco de inclinação, o que racharia as paredes. 

Para as sapatas, cavam-se buracos nos tamanhos apropriados, colocando-se no seu interior uma malha de ferro. Nessa malha (chamada de radier), amarram-se alguns ferros, que ficarão de fora depois da concretagem.

Esses ferros servirão para serem presos os ferros das colunas que posteriormente serão concretadas e levantadas as paredes de tijolos para dar continuidade a toda a  construção.

Aprenda agora, no vídeo abaixo, como fazer a montagem da ferragem para construção da sapata isolada, que são estruturas que transmitem ações de um único pilar centrado, com seção não alongada. É o tipo de sapata mais frequentemente utilizado.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!