Como instalar Água Fria e Esgoto: Cozinha, Banheiro e Área de Serviço!


instalação de água fria e esgoto

Aprenda como fazer a instalação do sistema de água fria e esgoto de uma residência, de todo o encanamento que passa pela caixa d'água, vai até o banheiro, até a cozinha e até a área de serviço.

A instalação hidráulica pode dar uma grande dor de cabeça por se tratar de um grande quebra-cabeça, com canos para todos os lados. Pensando nisso, estamos disponibilizando  um passo-a-passo muito bem explicado e ilustrado para que você possa realizar esse trabalho de forma mais fácil. 

Acredito que ler a matéria, você será capaz de fazer sozinho toda a instalação de água e esgoto da sua casa. Basta acompanhar todo o passo-a-passo explicado, ter ferramentas e materiais adequados em mãos, e um pouco de experiência para manuseá-los com cuidado.

Atenção: alguns detalhes podem não ficar bem claros no texto abaixo, portanto, não deixe de assistir também ao vídeo no final da matéria, do canal do Youtube Faça Você, onde mostra em detalhes todo o processo.

Passo-a-passo da instalação

1- Use tubos soldáveis de 25 mm para puxar a água do registro, passando primeiro pela área de serviço e ligando direto o tanque e a máquina de lavar.

ligação água tubo 25 mm

2- Para fazer as conexões, utilize T soldável e joelho 90 graus soldável com bucha de latão em azul.

instalação tanque maquina lavar

3- Após fazer a ligação da área de serviço, continue com o encanamento até chegar na caixa d'água.  Para fazer essa ligação, utilize um adaptador para caixa d'água com registro e pelo lado de dentro da caixa não esqueça de colocar uma boia para controlar o nível de água.
instalação boia caixa d'água

4- Em um ponto alto da caixa d'água também coloque o tubo do ladrão, responsável pelo controle de água na caixa caso a boia tenha algum problema. Logo abaixo, unido ao ladrão, instale um tubo para a limpeza da mesma.

ladrao caixa d'água

5- Do outro lado da caixa instale um adaptador com registro para fazer a distribuição da água na residência.

registro água casa

6- Desça o cano da caixa até o banheiro e distribua para a pia, chuveiro e vaso sanitário com a utilização de um T soldável e joelho roscável soldável em 90 graus com bucha de latão (aqueles azuis). Através dessa distribuição você também pode levar os tubos até a pia da cozinha.

instalação água banheiro vaso pia

Atenção: caso seja utilizado no seu vaso sanitário válvula de descarga interna e não caixa acoplada, é necessário que se faça um pouco diferente. O cano deve descer até a válvula com tubos de 50 mm e ser distribuído para a pia e chuveiro a partir dele.

Outro detalhe importante: se você não quiser que a força da água do chuveiro diminua quando for aberta a torneira ou der descarga, pode descer o cano de água vindo da caixa primeiramente no chuveiro e ser distribuído a partir dele.

Portanto, você tem que estar atento aos detalhes para que não tenha problemas e dores de cabeça no futuro com a instalação incorreta.

7- As conexões de esgoto devem seguir essas bitolas de canos: do lavatório ou pia do banheiro deve ser feita com tubos de PVC de 40 milímetros. Vasos sanitários com tubos de 100 mm. Ralo do chuveiro com tubos de 30 mm. Saída do esgoto do tanque de lavar roupa devem ser feitos com tubos de PVC de 40 mm. Pia da cozinha com 50 milímetros.

instalação esgoto

8- Faça a instalação de um caixa de gordura na saída do tubo de esgoto da pia da cozinha.

Pronto! Se você seguir esses passos, tenho certeza que tudo será feito perfeitamente.
Recomendo que assista o vídeo no Youtube do canal Faça Você onde mostra em detalhes todo o encanamento de instalação da água e esgoto. Dessa forma você terá uma noção melhor de como deve ser feito na prática.

Comentários

  1. Tenho um dúvida, na areia de serviço o cano de 40, vai direto por de 100?
    Isso não poder gera mau geiro nesses ambientes????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!