Viga Embutida ou Chata: O que é, dicas e como fazer


viga embutida ou chata

Hoje iremos falar sobre vigas embutidas ou vigas chatas. Saiba o que significa, as características delas, várias dicas importantes para a construção e como fazer.

O que é uma viga embutida, plana ou chata?

São vigas que tem a altura menor do que de costume. Algumas pessoas fazem isso, para ocultar o vigamento quando ele não pode ficar aparente.

Uma viga embutida, plana ou chata é um elemento estrutural com seção transversal retangular, com largura maior que a espessura, e é comumente usado para suportar cargas em estruturas de engenharia. 

Essas vigas são chamadas de "embutidas" porque são instaladas ou embutidas na superfície de uma estrutura, como uma parede, e suas extremidades são fixadas nas fundações ou em outras vigas.

Elas são frequentemente usadas em estruturas de aço e madeira, enquanto as vigas embutidas são comumente usadas em alvenaria e concreto. Elas são capazes de suportar cargas em duas direções, sendo mais eficientes na resistência de cargas transversais do que cargas axiais.

As vigas planas ou chatas também são frequentemente usadas em aplicações de construção leves, como em edifícios de um único pavimento, coberturas de telhados e pontes de pequeno porte. Elas são escolhidas para essas aplicações devido à sua alta relação resistência-peso, facilidade de fabricação e instalação, e versatilidade em projetos arquitetônicos.

Veja também:
Nos próximos 4 vídeos da playlist abaixo, você aprenderá em um passo-a-passo, como construir as vigas chatas ou embutidas. Não deixe de assistir todos até o final para não perder nenhum detalhe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!