CURA DO CONCRETO: saiba porque é preciso molhar


molhando concreto para a cura

Você já deve ter visto em algumas obras que o pedreiro após finalizar a concretagem da laje, da viga ou do contrapiso, ele continua mantendo ele molhado por algum tempo.

Isso é feito para acontecer o processo chamado de CURA DO CONCRETO.

O concreto para adquirir as propriedades para as quais foi especificado, precisa ter boa dosagem, boa aplicação e excelente cura. 

A cura é um conjunto de medidas tomadas para evitar a evaporação da água de amassamento utilizada na dosagem do concreto aplicado. O cimento necessita da água para promover a sua hidratação.

Se não houver uma perfeita hidratação do cimento, vai ocorrer perda de resistência, pois parte do cimento vai ficar anidro.

Se acontecer tal fato, com a evaporação prematura da água, teremos um concreto com maior retração que irá ocasionar fissuras e trincas, e com a resistência mecânica afetada e com menor proteção aos ataques de agentes externos diminuindo a sua durabilidade.

Veja também: 
Para termos um produto de qualidade é incontestável que a cura do concreto é imprescindível. No vídeo abaixo, o engenheiro explica melhor porque é tão importante fazer a cura do concreto. Assista até o fim!

Comentários

  1. Sem cura não há cura!

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MUITO BE EXPLICADO SEM CURA NAÕ TEM CURA.

    ResponderExcluir
  3. Bem explicado. Quanto tempo de cura para uma viga baldrame de 8,00 m destinada a suportar um muro de 3 m em alvenaria estrutural?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!