Massa de Cimento com Detergente? Veja porque e como usar!


detergente na massa de cimento

Já ouviu falar em adicionar detergente de cozinha na massa de cimento?
Parece uma coisa bem bizarra, mas existem pedreiros que fazem o uso constante desse item de limpeza doméstico durante o preparo da argamassa.

Ultimamente, surgiram alguns vídeos na internet, de pessoas usando detergente de cozinha na massa de cimento. Essa é uma técnica antiga, usada por muitos pedreiros. No entanto, nem todos conhecem e ficam se perguntando se isso realmente funciona.

A princípio, quem ouve falar do uso desse produto de limpeza usado nas cozinhas, olha com um pouco de desconfiança, achando que é algo completamente errado. Mas, você verá que tudo faz sentido.

O uso de detergentes sintéticos como aditivo nos concretos utilizados em obras de pequeno porte garante maior trabalhabilidade, e o uso de detergente sintético torna-se viável devido ao baixo custo deste produto quando comparado aos aditivos que exercem a mesma função.

Veja também: 
Então, assista o vídeo abaixo e aprenda porque pode usar o detergente na massa, como ele age em relação ao PH e como usar corretamente na preparação do traço do concreto.

Comentários

  1. e oque melhorou ???
    você é 10, adoro seus videos.

    ResponderExcluir
  2. Comentei sobre isso com um construtor e ele argumentou que, a massa com o cal tradicional, teria a vantagem quanto à proteção contra formigas, por exemplo, alegando que essa massa (com detergente) não teria essa mesma "defesa". O que acham? E a resistência ao longo dos anos, tende a ser a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Proteção contra formigas, essa é nova!
      O detergente apenas agrega trabalhabilidade a argamassa de revestimento sarrafeado para proteção mecânica dá alvenaria e argamassa de assentamento horizontal e vertical,o detergente nunca pode substituir a cal, e nem a cal e nem o detergente espanta formiga e sim fungicidas!
      Eng° Ewerthon Lima de Goiânia

      Excluir
    2. A cal tem propriedades algicidas e fungicidas e seu tempo de atuação/ durabilidade de cinquenta anos

      Excluir
    3. Eu coloco cal e detergente. Substituo somente o vedalit(ou similar). fica uma manteiga pra trabalhar!!!!!

      Excluir
    4. Essa ideia de colocar detergente na massa foi roubada pela indústria dos pedreiros veteranos.

      Excluir
    5. Peço um favor. Há alguma desvantagem em usar sabão azul misturado com água na produção de blocos de construção, como desmoldante?

      Excluir
  3. Sou estudante de engenharia civil na UFC, gosto de pesquisar e aplicar novas tecnologias quando posso. Fiquei interessado e quero me aprofundar, poderia indicar algum material(estudo de caso, pesquisa científica, artigo, TCC).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito, mas nao existem estudos científicos que comprovem realmente a eficácia desse métodos,existem apenas dados empíricos sobre os dois métodos.
      E tudo o que o pedreiro fez no vídeo, muita muita coisa nao faz sentido, o detergente apenas incorpora ar a argamassa, aumentando a trabalhabilidade dá argamassa,
      Mas nunca pode substitui-lo

      Excluir
    2. Estou escrevendo um artigo sobre o assunto.

      Excluir
  4. Brother isso é só conhecimento empírico, o detergente nunca substituiria a cal, pois a cal além de agregar resistência a argamassa, ela tbm serve para retração dá argamassa, evita a secagem acelerada dá água.
    O detergente ele funciona sim, apenas como aditivo incorporador de ar, e apenas para isso, onde essa mesma propriedade a Cal tbm oferece.
    Mas se me perguntarem se usaria o detergente como aditivo incorporador de ar, concerteza usaria, mas como substituto dá cal, nao!
    Eng° Ewerthon Lima Goiânia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua posição exposta Ewerton, a cal existe sim a função de retenção de água, e em especifico para argamassas o detergente age como aditivo incorporador de ar nas matrizes cimentícias para melhorar suas características no estado fresco ou endurecido. Porem tenho de discordar em sua referencia a agregação e resistência e retração da argamassa.
      Felipe Figueiredo Fonseca - Goiânia/Brasília

      Excluir
  5. O uso do detergente é muito bom, o único problema é que não se pode molhar a parede pois dá muita espuma.

    ResponderExcluir
  6. Estou terminando a faculdade de engenharia civil, sou a favor sim de testar novidades mas antes de tudo tenho que comprovar meu serviço e principalmente justificar, seja através de cálculos ou de estudo sérios realizados. Essa questão de usar detergente vem sendo discutida a muito tempo e tirando alguns profissionais que usam simplesmente porque acham que fica melhor de trabalhar não existe nenhum estudo, livro, artigo, TCC que apresente as reais consequências do uso do detergente. Como futuro engenheiro acho irresponsabilidade aplicar qualquer coisa sem uma base confiável pois é arriscar seu nome, o serviço e principalmente a segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim!Estou fazendo uma pesquisa para meu projeto (Pic) poderia dar uma ajuda!

      Excluir
  7. Por favor, estou de mente aberta, desde que um estudo serio seja realizado, estou querendo estudar e analisar qualquer material sobre. Quando terminar a pesquisa mande o link, ou meio de acessa-lo. Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  8. Artigo sobre o uso do detergente.

    https://www.unicesumar.edu.br/mostra-2016/wp-content/uploads/sites/154/2017/01/guilherme_manhaes.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente um artigo, agradeço bastante.

      Excluir
    2. No artigo deixa claro essa questão entre aditivo de mercado vs detergente.
      Ambos misturados a massa terão o efeito de plasticidade sobre a massa trazendo melhor trabalhabilidade de tal.
      Entretanto, a pesquisa deixa bem claro que elas trazem o mesmo efeito apenas em deixar maleável, quando se tratou de durabilidade, não chegou ao esperado.

      Excluir
  9. Eu só não entendi uma coisa o detergente substitui o cal, e o detergente q vamos adiciona é sempre o neutro ou qualquer um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo usar detergente neutro, entretanto já usei outros e deu o mesmo resultado! Agora em relação a substituição da cal, realmente não substitui, porém a cal não da mais resistência ao reboco, cal serve simplesmente para plastificação da massa, tanto que para uma instalação de banheira de fibra, recomenda-se o uso de massa "podre", basicamente seria areia e cal! Fiz vários ensaios em laboratório e os resultados com sabão são satisfatórios.
      Eng. Rafael Ramiro

      Excluir
  10. Na minha opinião ,se ja foi testada e aprovada,por um número significativo de profissionais do ramo..pq não ha e não houve nenhum estudo sobre a mecânica do detergente na massa... será que a indústria do cal , estão pirando com essa opcao de substituição definitiva do cal pelo detergente .os indicadores só me levam a ter embasamento nisto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. O detergente não está substituindo a cal. Ele está sendo usado para substituir os aditivos que inventaram para substituir a cal. A cal já saiu de cena há muito tempo.

      Excluir
  11. Não recomendo o uso de detergente em argamassas... Existem diversos estudos publicados que provaram que essa prática pode reduzir em até 50% a resistência mecânica da mistura em estado seco. Vamos estudar antes de repetir os erros que ocorrem por aí pessoal...

    ResponderExcluir
  12. fUNCIONA BEM COM A COMPOSIÇÃO DO CIMENTO PORTLAND, JÁ COM ARGAMASSAS ELE DIMINUI BASTANTE A RESISTÊNCIA DA MESMA

    ResponderExcluir
  13. Pessoal ja usei na minha casa detergente mas agora com o tempo eu percebi a massa de assentamento fica soltando uns farelos n gostei muito

    ResponderExcluir
  14. Prezados poderiam citar qual norma NBR Cita a aplicação de detergente em argamassa? Sim porque se falamos em qualidade de construção, temos de procurar relatos em normas técnicas para alcanca-la. Para um bolo então pelo raciocínio colocaríamos detergente para protegê-lo das formigas. Além do mais o detergente age como repelente a água interferindo na cura do cimento ocasionando fissuras. Não se baseiem na informação só pedreiro que julga que é bom só porque ficou mais fácil para ele trabalhar. Ele só pega o seu dinheiro e não tem responsabilidade nenhuma por sua casa, ou seu empreendimento aliás ele deseja até que dê problema para ele ficar lá concertando e ganhando mais dinheiro com o que já fez errado e você ignorante ainda não conseguiu perceber porque escolhe profissionais pelo preço e não por qualidade.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos, não vou opnar de forma tecnica, mas fiz a aproximadamente u s 2 a os e meio um reboco no meu muro na parte externa onde leva muita chuva e muito sol como .oro em Recife, cidade litorânea de verão prolongados,posso afirmar que o Detergente da bastante resistência ao reboco,semana passada a parede estava cheia de limo por conta das fortes chuvas que estamos sendo acometidos liguei minha maquina lavadora de pressao e removi todo o limo e percebi a excelente fixação do reboco e a qualidade, não luta areia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!