Como fazer Emenda de Fios perfeita, passo a passo!


emenda em fio elétrico

Aprenda como fazer emenda perfeita de cabos elétricos, de forma que fique muito firme e que garanta a segurança na sua instalação elétrica para que não se solte com facilidade, seja fio rígido ou flexível.

No mercado, existem muitos eletricistas, e cada um tem a sua forma melhor de trabalhar. Quanto a emenda de fios, não é diferente, uns fazem de um jeito e outros fazer de outra maneira.

Pensando nisso, estamos trazendo um vídeo, ensinando uma técnica eficaz de emendar cabos elétricos de forma que fiquem bem unidos e que não dê problemas futuros à instalação elétrica.

Atenção: 
Esse processo só deve ser feito em cabos de até 6mm, pois acima disso, tem-se uma corrente muito alta e esse tipo de aperto não garantem muita eficiência. Outra coisa, nunca façam emendas dentro de eletrodutos ou tubulações.

Agora, chega de enrolação e assista o vídeo abaixo onde mostra todo o passo a passo da forma correta de emendar os fios elétricos para não ter nenhum problema com a fiação no futuro.

Passo a passo da emenda de fios elétricos

Abaixo está um passo a passo básico de como emendar fios elétricos do tipo rígido e flexível. Acompanhe e mais abaixo tem um vídeo explicando mais detalhes importantes.

1 - Corte a ponta dos fios que serão emendados com o alicate de corte, deixando um comprimento de cerca de 1,5 cm;

Para exemplificar, vamos supor que vamos emendar dois fios flexíveis de cor azul. Primeiro, pegue o alicate de corte e corte a ponta dos dois fios, deixando um comprimento de cerca de 1,5 centímetros. 

2 - Utilize o alicate de bico para desencapar cerca de 1 cm da capa isolante dos fios, expondo o cobre;

Certifique-se de remover apenas a capa isolante e não danificar os fios. Seguindo o exemplo anterior, pegue o alicate de bico e remova a capa isolante dos dois fios azuis.

3 - Com os fios expostos, una-os torcendo os fios expostos de forma que fiquem bem unidos e firmes. Certifique-se de que os fios estejam bem torcidos e que a emenda esteja firme. 
No exemplo anterior, pegue os dois fios azuis e torça os fios expostos para uni-los.

4 - Utilize a fita isolante para envolver a emenda, cobrindo todo o local em que os fios estão torcidos e deixando uma sobreposição em cada volta da fita, de forma que fique firme e bem apertada;

Comece enrolando a fita isolante no início da emenda e siga enrolando até o final, deixando uma sobreposição em cada volta da fita, de forma que fique firme e bem apertada. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!