Como calcular dimensionamento da Laje Treliçada, passo-a-passo!


dimensionamento da laje treliçada

O dimensionamento de laje treliçada é um processo fundamental na construção de estruturas seguras e duráveis, pois as lajes são elementos estruturais que suportam as cargas da edificação e, por isso, devem ser dimensionadas corretamente para resistir às forças aplicadas sem deformar excessivamente, trincar ou ruir. 

Nessa matéria, vamos explicar o que é o dimensionamento de laje treliçada, para que serve e como é realizado esse processo.

O que é dimensionamento de laje?

O objetivo do dimensionamento é garantir que a laje tenha resistência suficiente para suportar as cargas atuantes sem deformar excessivamente, trincar ou ruir.

O cálculo adequado da laje é importante para evitar problemas como fissuras, recalques e deslocamentos que podem comprometer a estabilidade da estrutura e colocar em risco a segurança das pessoas, pois uma laje mal dimensionada pode resultar em uma estrutura instável e perigosa, comprometendo toda a construção.

Sem contar que o dimensionamento também é importante para garantir o conforto dos usuários da edificação, porque se ela não estiver adequada pode apresentar deformações excessivas, causando desconforto e comprometendo o uso do espaço e essas deformações excessivas podem prejudicar a durabilidade dos materiais de revestimento, como pisos e azulejos.

Outro ponto importante é que o cálculo das dimensões adequadas das lajes pode resultar em economia de materiais e redução de custos na construção, pois u
ma laje superdimensionada pode exigir o uso de mais material do que o necessário, aumentando o custo da obra.

Como dimensionar laje treliçada?

1 - Siga as especificações do projeto estrutural da edificação, que deve indicar as dimensões da laje, o tipo de treliça a ser utilizada, as cargas atuantes e as resistências dos materiais.

2 - É preciso calcular as cargas atuantes sobre a laje, levando em conta as cargas permanentes (peso próprio da laje, paredes, revestimentos, etc.) e as cargas variáveis (mobiliário, pessoas, equipamentos, etc.). É necessário utilizar as equações estabelecidas pelas normas técnicas para calcular as cargas.

3 - Com as cargas atuantes calculadas, é possível determinar as dimensões da laje. É importante verificar a espessura da laje, a altura da treliça, a largura da nervura e a altura útil da laje.

4 - Para dimensionar uma laje treliçada, é preciso conhecer as resistências dos materiais que serão utilizados. O concreto deve ter resistência à compressão mínima de 25 MPa e a armadura deve ter resistência à tração mínima de 500 MPa.

5 - Com as cargas atuantes, as dimensões da laje e as resistências dos materiais definidas, é possível dimensionar a treliça, para isso é preciso calcular o espaçamento das treliças, a altura útil da treliça, o diâmetro dos fios da treliça, a posição das barras de aço e a altura da alma.

6 - É preciso calcular a flecha máxima permitida e verificar se a laje atende a esse critério, ou seja, fazer
 a avaliação das deformações e deslocamentos que ocorrerão na laje em função das cargas, a fim de garantir que ela atenda às exigências de conforto e segurança.

7 - Verifique o estado limite último que é a avaliação da capacidade de carga máxima da laje, a fim de garantir que ela suporte as cargas sem ruir ou apresentar danos estruturais. É preciso calcular a capacidade de carga da laje e verificar se ela atende a esse critério.

8 - Com a treliça dimensionada e os estados limites verificados, é preciso dimensionar a armadura da laje. É necessário calcular a quantidade e disposição das barras de aço que serão inseridas na laje para garantir sua capacidade de resistência.

9 - Depois de dimensionada a laje treliçada, é preciso fazer os desenhos de detalhamento, que indicam a posição das barras de aço e as dimensões dos elementos da laje. Esses desenhos devem seguir as normas técnicas vigentes.

10 - Verifique o projeto final para garantir que todas as especificações foram atendidas e que a estrutura está segura e de acordo com as normas técnicas e regulamentações aplicáveis.

Vale ressaltar que o dimensionamento de lajes treliçadas é um processo complexo que envolve cálculos precisos e conhecimento técnico específico. Por isso, é importante contar com profissionais capacitados e experientes para garantir a segurança da estrutura.

Assista o vídeo abaixo que mostra os detalhes de como realizar esse processo e depois veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!