Porque a conta de LUZ veio alta? Pode ser Fuga de Corrente!


relógio de luz elétrica

A conta de luz da sua casa aumentou de repente e está muito alta? Você não tem ideia por qual motivo que a fatura de energia elétrica subiu tanto? Então nós vamos te mostrar algo que pode ser o motivo disso.

Se você sempre pagou um valor X pela energia usada na sua residência e de uma hora para outra esse valor subiu muito, o motivo para esse problema pode ser o que iremos tratar na matéria de hoje.

Motivo para a conta de luz subir

O nome desse possível problema é: FUGA DE CORRENTE, que é quando a corrente que chega em um circuito foge desse circuito e passa a fluir para outro que tenha uma diferença de potencial, pode ser um ponto de aterramento ou até mesmo outras massas.

A fuga de corrente é um problema que pode ocorrer em uma instalação elétrica quando há uma falha de isolamento em algum ponto do circuito. Essa falha pode fazer com que a corrente elétrica "vaze" para partes da instalação que não deveriam receber eletricidade, como a terra, por exemplo.

Quando ocorre uma fuga de corrente, uma parte da energia elétrica que deveria ser utilizada pelo aparelho ou equipamento ligado à tomada é desperdiçada. Essa energia perdida é convertida em calor e acaba sendo dissipada no ambiente, o que significa que o equipamento não está funcionando com a máxima eficiência.

Com isso, o consumo de energia elétrica aumenta, já que é necessário fornecer mais eletricidade para compensar a perda causada pela fuga de corrente. Como resultado, a conta de luz também acaba aumentando, já que o consumo de energia elétrica é medido em kilowatts-hora (kWh), que é a quantidade de energia que é consumida por um equipamento em uma hora de uso.

Como identificar a fuga de corrente?

A fuga de corrente elétrica é um problema que pode representar riscos graves para a segurança de pessoas e animais, além de causar danos materiais. Existem algumas maneiras de saber onde está a fuga de corrente elétrica:

1 - Verifique o disjuntor: 
Um dos primeiros sinais de fuga de corrente é o disjuntor que desliga frequentemente ou que não permanece ligado. Isso pode ser um sinal de que há uma sobrecarga na rede elétrica ou um curto-circuito.

2 - Utilize um multímetro: 
Um multímetro é um aparelho que pode ser utilizado para medir a corrente elétrica. Você pode verificar se há alguma variação na corrente elétrica em diferentes pontos da rede elétrica, o que pode indicar a presença de uma fuga de corrente.

Utilize esse aparelho multímetro encostando nos objetos pela casa para verificar a variação de energia. Onde estiver variando muito a marcação no aparelho é sinal de problema.

3 - Verifique a presença de choques: 
Se você sentir um choque elétrico ao tocar em um equipamento elétrico, isso pode ser um sinal de que há uma fuga de corrente. É importante desligar o equipamento imediatamente e buscar ajuda de um profissional especializado.

4 - Verifique o consumo de energia: 
Se o consumo de energia elétrica da sua casa estiver mais alto do que o normal, pode ser um sinal de que há uma fuga de corrente na rede elétrica. Isso ocorre porque parte da energia elétrica está sendo desperdiçada.

Caso você suspeite de uma fuga de corrente elétrica, é importante buscar ajuda de um profissional qualificado para realizar uma avaliação e fazer os reparos necessários.

Como resolver fuga de corrente e diminuir a conta de luz?

1 - Desligue o disjuntor: 
Se você suspeita que há uma fuga de corrente, o primeiro passo é desligar o disjuntor. Isso cortará o fornecimento de energia elétrica para toda a casa ou para a área afetada e impedirá a continuidade do vazamento.

2 - Identifique a causa: 
Para resolver o problema, é importante identificar que verifique os equipamentos elétricos, as tomadas, interruptores e outras conexões elétricas em sua casa. Procure por sinais de desgaste, fios desencapados, fios soltos ou danificados, umidade ou outros problemas que possam estar causando o vazamento de corrente.

Preste atenção aos pontos de contato das tomadas, que são os pequenos orifícios onde você conecta o plugue. Se esses pontos estiverem gastos ou corroídos, isso pode ser um sinal de que a fuga de corrente elétrica está ocorrendo por aí.

3 - Contrate um eletricista: 
Se você não tiver experiência em trabalhos elétricos, não tente consertar o problema sozinho. É importante contratar um eletricista qualificado para identificar e corrigir o problema.

Mexer na fiação sem nenhuma experiência pode ser um grande problema, com risco de choque elétrico durante a tentativa de resolver o problema ou curto-circuito depois de mexer no local se não for feito o reparo corretamente.

4 - Faça manutenção preventiva: 
A melhor maneira de evitar a fuga de corrente elétrica é fazer manutenção preventiva regular em sua casa. Verifique as tomadas, interruptores e equipamentos elétricos regularmente para garantir que estejam funcionando corretamente. 

Além disso, mantenha sua instalação elétrica atualizada e verifique se está em conformidade com os padrões de segurança elétrica.
Então esses é um dos motivos que faz com que a conta de luz elétrica aumente tanto repentinamente. Agora, que você já aprendeu como identificar e resolver o problema, coloque em prática, chame um eletricista e veja se vai conseguir diminuir um pouco do valor da fatura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

Saiba qual a medida e como fazer a massa para reboco!