5 dicas de como Tirar Ferrugem de Ferramentas!


remoção ferrugem

A ferrugem é um problema comum que muitas pessoas enfrentam quando se trata de manter suas ferramentas em boas condições. Felizmente, existem algumas dicas úteis que você pode seguir para remover a ferrugem de suas ferramentas de ferro e estendê-las a vida útil. 

Como remover ferrugem com vinagre branco?

O vinagre branco é um ingrediente doméstico comum que pode ser muito útil na remoção da ferrugem. Para usar o vinagre branco para remover a ferrugem, basta mergulhar suas ferramentas na solução de vinagre por algumas horas ou durante a noite. 

Em seguida, esfregue a ferramenta com uma escova de cerdas duras e, em seguida, enxágue com água limpa. Se necessário, repita o processo até que toda a ferrugem tenha sido removida. Por fim, seque as ferramentas com um pano limpo e aplique uma camada fina de óleo para evitar a formação de ferrugem futura.

  1. Limpe as ferramentas: Antes de mergulhar suas ferramentas na solução de vinagre, limpe-as com um pano úmido para remover a sujeira e o excesso de ferrugem.
  2. Mergulhe as ferramentas: Despeje o vinagre branco em um recipiente grande o suficiente para acomodar suas ferramentas. Certifique-se de que as ferramentas estejam completamente submersas na solução de vinagre. Deixe as ferramentas de molho por algumas horas ou durante a noite, dependendo da quantidade e gravidade da ferrugem.
  3. Esfregue as ferramentas: Após o tempo de molho, remova as ferramentas da solução de vinagre e esfregue-as com uma escova de cerdas duras para remover a ferrugem solta. Se a ferrugem estiver muito resistente, você pode usar uma lixa fina ou lã de aço para remover a ferrugem.
  4. Enxágue as ferramentas: Após esfregar as ferramentas, enxágue-as com água limpa para remover o vinagre e qualquer ferrugem solta.
  5. Seque as ferramentas: Seque as ferramentas completamente com um pano limpo para evitar a formação de ferrugem futura.
  6. Aplique óleo: Após remover a ferrugem, é importante proteger as ferramentas contra a oxidação. Para fazer isso, aplique uma camada fina de óleo nas ferramentas para evitar a formação de ferrugem no futuro.

Tirando ferrugem com suco de limão e bicarbonato de sódio

O suco de limão e o bicarbonato de sódio também são soluções eficazes para a remoção da ferrugem. Para usá-los, misture suco de limão fresco e bicarbonato de sódio até formar uma pasta. 

Em seguida, aplique a pasta sobre a ferrugem e esfregue com uma escova de cerdas duras. Deixe a pasta na ferramenta por cerca de 30 minutos e, em seguida, enxágue com água limpa. Se necessário, repita o processo até que toda a ferrugem tenha sido removida.

  1. Limpe as ferramentas: Antes de aplicar o bicarbonato de sódio, limpe suas ferramentas com um pano úmido para remover a sujeira e a ferrugem solta.
  2. Faça uma pasta: Em um recipiente, misture uma pequena quantidade de água com bicarbonato de sódio para formar uma pasta espessa.
  3. Aplique a pasta nas ferramentas: Use uma escova de cerdas duras para aplicar a pasta de bicarbonato de sódio nas áreas enferrujadas das ferramentas. Certifique-se de aplicar uma camada grossa de pasta para que ela possa penetrar na ferrugem.
  4. Deixe a pasta agir: Deixe a pasta agir por pelo menos uma hora ou durante a noite, dependendo da quantidade e gravidade da ferrugem.
  5. Esfregue as ferramentas: Após o tempo de espera, esfregue as ferramentas com uma escova de cerdas duras para remover a ferrugem solta. Se a ferrugem estiver muito resistente, você pode usar uma lixa fina ou lã de aço para remover a ferrugem.
  6. Enxágue as ferramentas: Após esfregar as ferramentas, enxágue-as com água limpa para remover a pasta de bicarbonato de sódio e qualquer ferrugem solta.
  7. Seque as ferramentas: Seque as ferramentas completamente com um pano limpo para evitar a formação de ferrugem futura.
  8. Aplique óleo: Assim como no tópico 1, após remover a ferrugem, é importante proteger as ferramentas contra a oxidação. Para fazer isso, aplique uma camada fina de óleo nas ferramentas para evitar a formação de ferrugem no futuro.

Usando removedor de ferrugem

Existem muitos removedores de ferrugem comerciais disponíveis no mercado que são muito eficazes. Basta seguir as instruções do produto para aplicá-lo na ferramenta e, em seguida, esfregar com uma escova de cerdas duras. 

Certifique-se de enxaguar bem a ferramenta com água limpa após o uso e secá-la completamente antes de usá-la novamente.

Use um abrasivo suave

Se a ferrugem em suas ferramentas for muito persistente, você pode usar um abrasivo suave, como uma lixa fina ou lã de aço, para remover a ferrugem. Esfregue a ferramenta com o abrasivo suave até que toda a ferrugem tenha sido removida.

 Em seguida, lave a ferramenta com água limpa e seque completamente antes de usá-la novamente.

  1. Primeiro, você precisará limpar a área afetada com um pano úmido para remover qualquer sujeira ou poeira acumulada. Certifique-se de que a área esteja completamente seca antes de prosseguir.
  2. Em seguida, pegue uma esponja ou escova de cerdas macias e aplique um pouco de um abrasivo suave, como bicarbonato de sódio, sal ou pasta de dentes, na área enferrujada.
  3. Esfregue suavemente a área enferrujada com a esponja ou escova em movimentos circulares até que toda a ferrugem seja removida. Se necessário, adicione um pouco de água para ajudar a soltar a ferrugem.
  4. Quando toda a ferrugem tiver sido removida, enxágue a área com água limpa e seque com um pano limpo e seco.
  5. Se a ferrugem for mais resistente e não sair facilmente, você pode tentar usar um abrasivo um pouco mais forte, como lixa fina, para remover a ferrugem. No entanto, tome cuidado para não danificar a superfície abaixo da ferrugem.

Como tirar ferrugem com ácido fosfórico?

Uma solução de ácido fosfórico pode ser muito útil na remoção da ferrugem de suas ferramentas. No entanto, é importante tomar cuidado ao usar essa solução, pois o ácido fosfórico pode ser muito corrosivo. 

Certifique-se de seguir as instruções cuidadosamente e usar luvas e óculos de proteção durante o processo. Para usar a solução de ácido fosfórico, mergulhe as ferramentas na solução e deixe agir por cerca de uma hora. 

Em seguida, retire as ferramentas da solução e esfregue com uma escova de cerdas duras. Lave bem com água limpa e seque completamente antes de usar novamente.

  1. Prepare a solução de ácido fosfórico: Dilua a solução de ácido fosfórico em água de acordo com as instruções do fabricante. Normalmente, uma mistura de 10 a 15% de ácido fosfórico é suficiente para remover a ferrugem.
  2. Limpe as ferramentas: Antes de aplicar a solução de ácido fosfórico, limpe as ferramentas com um pano úmido para remover a sujeira e a ferrugem solta.
  3. Aplique a solução de ácido fosfórico nas ferramentas: Use um pincel ou uma esponja para aplicar a solução de ácido fosfórico nas áreas enferrujadas das ferramentas. Certifique-se de aplicar uma camada grossa o suficiente para cobrir completamente a ferrugem.
  4. Deixe a solução agir: Deixe a solução de ácido fosfórico agir na ferrugem por cerca de 20 minutos. Certifique-se de monitorar as ferramentas durante esse tempo para evitar que a solução seque na superfície.
  5. Esfregue as ferramentas: Após o tempo de espera, use uma escova de cerdas duras ou uma lixa fina para esfregar as ferramentas e remover a ferrugem solta.
  6. Enxágue as ferramentas: Após esfregar as ferramentas, enxágue-as com água limpa para remover a solução de ácido fosfórico e qualquer ferrugem solta.
  7. Neutralize a solução: Para neutralizar o ácido fosfórico restante, lave as ferramentas com bicarbonato de sódio ou uma solução de água com bicarbonato de sódio.
  8. Seque as ferramentas: Seque as ferramentas completamente com um pano limpo para evitar a formação de ferrugem futura.
  9. Aplique óleo: Como mencionado nos tópicos anteriores, é importante proteger as ferramentas contra a oxidação. Para fazer isso, aplique uma camada fina de óleo nas ferramentas para evitar a formação de ferrugem no futuro.

Como evitar a ferrugem?

Para evitar que as ferramentas enferrujem novamente, é importante mantê-las limpas e secas após o uso. Certifique-se de limpar e secar suas ferramentas após cada uso.

Para evitar a formação de ferrugem, você pode aplicar uma camada fina de óleo em suas ferramentas após cada uso. O óleo ajudará a proteger as ferramentas da umidade e da oxidação.

Veja também: 
Se o local afetado for muito extenso e afetar a integridade das ferramentas, pode ser necessário substituí-las. Certifique-se de verificar regularmente suas ferramentas em busca de sinais de ferrugem e substituir qualquer ferramenta que esteja enferrujada ou danificada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.