Como diminuir 12% da CONTA DE LUZ, passo-a-passo!


diminuir conta de luz

Aprenda no artigo de hoje como economizar 12% de energia na sua casa e baratear a sua conta de luz com uma dica super simples.

Você sabia que a luz vermelha que indica que o eletrodoméstico está ligado na tomada significa mais gastos para o seu bolso? Isso porque aparelhos em modo "stand by" consomem energia e são responsáveis por uma boa parcela da conta de luz.

Para que serve a luz Stand-by?

Quando a luz stand-by está acesa em um dispositivo eletrônico, isso significa que o dispositivo está em um modo de espera, também conhecido como modo de repouso. Isso significa que o dispositivo está ligado, mas não está sendo usado ativamente, e está esperando receber um comando para ser utilizado novamente.

Durante o modo stand-by, o dispositivo continua a consumir uma pequena quantidade de energia para manter seus circuitos eletrônicos em funcionamento, de modo que ele possa responder rapidamente a um comando quando receber um sinal para ser ativado novamente.

Ela pode ser encontrada em uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, como televisores, aparelhos de som, computadores, consoles de jogos, aparelhos de ar condicionado, entre outros. Normalmente, a luz stand-by é uma luz pequena e geralmente de cor vermelha que indica que o dispositivo está em modo de espera.

Em geral, a luz stand-by é um recurso útil para prolongar a vida útil do dispositivo, mas também pode contribuir para o consumo de energia quando os dispositivos são deixados em standby por longos períodos.

Quanto gasta deixar o aparelho em Stand-by?

Algumas estimativas sugerem que um aparelho eletrônico em modo stand-by pode consumir entre 1 e 5 watts de energia por hora, dependendo do dispositivo. Isso pode parecer pouco, mas se você deixar o dispositivo em stand-by por um período prolongado de tempo, como dias ou semanas, o consumo de energia pode se acumular significativamente.

Por exemplo, se você deixar uma televisão de tela plana em stand-by por 24 horas, ela pode consumir entre 24 e 120 watts de energia, dependendo do modelo e das configurações de energia. 

Isso equivale a cerca de 0,5 a 2,4 kWh de energia por mês. Em outras palavras, deixar a TV em stand-by por um mês pode custar cerca de R$ 1,50 a R$ 7,20 em energia elétrica, dependendo do custo da energia em sua região.

Se o aparelho for usado por duas horas, duas vezes por semana, ficando o resto do tempo em stand-by, em um mês vai consumir energia suficiente para usar o DVD por quatro meses.

Agora, veja na sua casa quantos aparelhos ficam ligados em modo stand-by e faça a sua estimativa. Normalmente as TVs ficam nesse modo, aparelho de som, micro-ondas, ar-condicionado, entre outros.

O gasto do aparelho ligado na tomada em modo stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Todos os aparelhos em uma casa podem representar 12% do consumo de energia elétrica de uma casa.

Portanto, é recomendável desligar completamente os dispositivos eletrônicos quando não estiverem sendo usados para evitar o consumo desnecessário de energia em modo stand-by.

Assista mais explicações do eletricista no vídeo abaixo e depois veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)

13 modelos e projetos de Casas Meia água simples e barata