Como rebocar sem alinhar e tirar o Prumo, passo-a-passo!


rebocar parede

O reboco é uma etapa importante na construção ou reforma de uma casa, pois é responsável por dar acabamento e proteção às paredes. 

Porém, muitas vezes pode ser necessário fazer o reboco das paredes sem precisar alinhar ou verificar o prumo, seja por falta de tempo, orçamento ou por questões estruturais. Essa tarefa pode parecer desafiadora, mas com as técnicas e ferramentas adequadas é possível obter um resultado satisfatório. 

Nesta matéria, vamos abordar dicas e orientações para fazer o reboco das paredes sem precisar alinhar ou verificar o prumo, mantendo a qualidade e segurança da obra.

O reboco é responsável por nivelar as imperfeições da superfície, tornando-a lisa e uniforme, garante maior resistência e durabilidade à parede, ajuda a proteger a parede contra infiltrações e umidade, contribuindo para a conservação da estrutura da construção e é uma etapa essencial para a aplicação de pintura, revestimentos e outros acabamentos na parede.

Normalmente para rebocar uma parede é preciso tomar cuidado com alinhamento e com a "prumada" para que fique um trabalho de boa qualidade, sem imperfeições, calombos ou buracos.

O prumo é uma ferramenta simples, mas extremamente útil, que consiste em uma linha com um peso na extremidade. Ele é utilizado para verificar se a parede está vertical e, assim, garantir que o reboco seja aplicado de maneira uniforme em toda a superfície.

Sem o uso dessa ferramenta de pedreiro, a parede pode ficar torta ou com ondulações, o que pode comprometer a estabilidade da estrutura da construção e a aparência do acabamento, dificultando a aplicação de outros materiais, como revestimentos e pinturas, e ainda prejudicar a aderência desses materiais à superfície.

Mas, nós iremos ensinar como rebocar paredes ou muros sem precisar utilizar o prumo, nem verificar o alinhamento, mas fazendo um trabalho de qualidade e evitando problemas futuros.

Veja também: 
Pensando em passar o conhecimento adquirido por muitos anos de trabalho na construção civil, o pedreiro Kaká resolveu ensinar no vídeo abaixo, um passo-a-passo de como fazer o reboco de pequenas paredes sem precisar alinhar e tirar o prumo. Assista!

Comentários

  1. Kaká,
    Entao MEXE NO TITULO porque voce TIROU O PRUMO.

    Nem vi o resto para ver se foi só isto...

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou pedreiro, mas eu acho que a grosura do emboço deve respeitar também o esquadro do cômodo, senão o piso não vai dar alinhamento perto das paredes.

    ResponderExcluir
  3. hehe sem chapisco , sem prumo , nem vai funcionar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!