Inicio » , , » ATERRAMENTO ELÉTRICO - Entenda o que é e como funciona!

ATERRAMENTO ELÉTRICO - Entenda o que é e como funciona!


Aterramento é a arte de se fazer uma conexão com toda a terra. Esse é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento das técnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque elétrico nos operadores desses equipamentos.

O aterramento elétrico tem três funções principais
  • Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. 
  • “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra. 
  • Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), através da corrente desviada para a terra. 
Os problemas que um aterramento deficiente pode causar não se limitam apenas aos aspectos de segurança.
Os principais efeitos de uma máquina mal aterrada são choques elétricos ao operador , e resposta lenta (ou ausente) dos sistemas de proteção (fusíveis, disjuntores , etc...)
Veja também: Como fazer aterramento elétrico.

Então, antes de executarmos qualquer trabalho (projeto, manutenção, instalação, etc...) na área eletroeletrônica, devemos observar todas as normas técnicas envolvidas no processo. Somente assim poderemos realizar um trabalho eficiente, e sem problemas de natureza legal.

Entenda melhor como funciona o aterramento elétrico assistindo o vídeo abaixo, que mostra um passo-a-passo de todo esse sistema.


0 comentários :

Anterior Proxima Página inicial

Receba no seu e-mail!

Curta a página!