Estribos de Engate Rápido: o que é, vantagens e como usar!


Estribos Engate Rápido

O que são os estribos de engate rápido?

Esse é um produto que vem se destacando na construção civil pela sua praticidade e agilidade na obra. Com o sistema de engate rápido, esse tipo de estribo diminui muito o tempo de execução do concreto armado.

Eles são elementos utilizados na construção civil para a fabricação de armaduras de concreto armado. Eles são feitos de barras de aço galvanizado e possuem um formato específico que facilita sua instalação e fixação nas estruturas de concreto.

Os estribos de engate rápido são utilizados para unir as barras de aço ou vergalhões que formam a armadura, garantindo que elas fiquem bem posicionadas e fixadas durante o processo de concretagem em precisar amarrar com arame.

Além disso, possuem uma alta resistência mecânica e são capazes de suportar grandes esforços, o que os torna ideais para uso em construções que exigem uma elevada capacidade de carga e resistência.

estribos aço

A fixação das barras de aço entre si é feita com estribos na construção de pilares, vigas, paredes e outros elementos estruturais. Os estribos são parte essencial da montagem da armadura, garantindo o posicionamento da armadura principal, tanto positiva como negativa.


Os estribos também têm função de reforçar a estrutura e garantir resistência a esforços cortantes presentes em vigas. A maneira mais usual de fixação dos estribos é com uso de arame recozido.

Veja também: como calcular a quantidade de estribos.

Vantagens do estribo de engate rápido

A vantagem principal em relação aos estribos convencionais é que não é necessário amarrar para que fique firme. Ele tem 4 "cavidades" nos quatro cantos que encaixam na ferragem e ficam muito bem presos com pressão. Além disso, ele proporciona qualidade e economia.

1 - Agilidade na montagem: eles permitem uma montagem mais rápida e eficiente da armadura de concreto armado, pois sua instalação é simplificada e não exige o uso de ferramentas especiais.

2 - Redução de mão de obra: como a instalação dos estribos é mais fácil e rápida, é possível reduzir a quantidade de mão de obra necessária para a montagem da armadura, o que resulta em uma economia de tempo e dinheiro.

3 - Melhor acabamento: como são projetados para se encaixar perfeitamente nas barras de aço, a armadura de concreto armado resultante apresenta um acabamento mais uniforme e esteticamente agradável.

4 - Maior resistência: eles possuem uma alta resistência mecânica e são capazes de suportar grandes esforços, o que garante uma maior segurança e durabilidade das estruturas construídas.

5 - Menor desperdício: como são feitos sob medida, é possível reduzir o desperdício de material e minimizar os custos da obra.

Veja também: como fazer amarração de armaduras.

6 - Facilidade de manuseio: são leves e fáceis de manusear, o que facilita o transporte e a armazenagem durante a obra.

Como usar ou fixar?

Agora, assista ao vídeo abaixo onde mostra um pedreiro demonstrando na prática, na obra, como fazer a instalação desses peças de estribos de engate rápido, usando uma ferramenta diferenciada.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!