O que é Steel Frame, vantagens e desvantagens dessa construção!


construção steel frame

O Steel Frame é um sistema construtivo que tem se popularizado nos últimos anos no Brasil e em todo o mundo. Essa tecnologia utiliza perfis de aço galvanizado para a construção da estrutura da edificação, substituindo o uso de tijolos, blocos e concreto. 

Nesta matéria, vamos conhecer mais sobre esse sistema, suas características, vantagens e desvantagens, se o preço pago vale a pena e entender por que ele tem se tornado uma opção cada vez mais interessante para quem busca qualidade, praticidade e eficiência na construção civil.

O que é Steel Frame?

O sistema construtivo de Steel Frame, também conhecido como Light Steel Framing, é uma técnica moderna de construção que utiliza perfis de aço galvanizado para estruturar e suportar a edificação. Esse sistema se diferencia dos métodos de construção tradicionais que utilizam tijolos, concreto e outros materiais mais pesados.

Sua origem foi na Europa na década de 1950, como uma resposta aos problemas de escassez de materiais de construção após a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida na Suíça para a construção de casas populares, e em seguida foi adotada em países como Alemanha, Holanda e Áustria.

Nos anos 1960 e 1970, o Steel Frame se popularizou nos Estados Unidos como uma opção mais rápida, eficiente e econômica para a construção de edifícios comerciais e industriais. A tecnologia também se espalhou para países da América Latina, como o Brasil, a partir dos anos 1990.

Atualmente, o Steel Frame é utilizado em diversos países ao redor do mundo, e tem sido cada vez mais adotado na construção de residências, escolas, hospitais, hotéis e outras edificações de diversos portes. 

A tecnologia é reconhecida por sua versatilidade, sustentabilidade e eficiência, e tem se tornado uma opção cada vez mais viável para quem busca uma construção rápida, limpa e durável.

Os perfis de aço galvanizado usados no Steel Frame são leves e resistentes, o que facilita o transporte e a instalação. Eles são formados por chapas de aço revestidas com uma camada de zinco, o que ajuda a prevenir a corrosão e aumenta a vida útil da estrutura.

Vantagens do Steel Frame 

    1 - Rapidez na construção: 
    Uma das principais vantagens do Steel Frame é a rapidez na construção. Como as peças são pré-fabricadas e chegam prontas na obra, a montagem da estrutura é mais ágil e não depende do tempo de secagem de argamassa ou concreto. Isso possibilita a conclusão da obra em um tempo menor, o que significa economia de tempo e dinheiro.

    2 - Redução de resíduos: 
    Outra vantagem importante é a redução de resíduos na obra. Como as peças são produzidas com precisão em fábricas, há menos desperdício de materiais na obra, o que é uma vantagem tanto do ponto de vista financeiro quanto ambiental.

    3 - Personalização do projeto: 
    Esse sistema possibilita uma grande variedade de designs e estilos de projetos arquitetônicos, já que as paredes não precisam ser retas e podem ser curvas ou inclinadas. Sem contar que, a tecnologia permite a utilização de diferentes tipos de revestimentos internos e externos, o que aumenta as opções de personalização.

    4 - Resistência e durabilidade: 
    O aço utilizado na estrutura do Steel Frame é altamente resistente a intempéries, terremotos e incêndios. Além disso, as peças são tratadas com processos anticorrosivos, o que aumenta a durabilidade da construção.

    estrutura steel frame

    5 - Eficiência térmica e acústica: 
    Ele apresenta um bom desempenho em relação à eficiência térmica e acústica. Isso acontece porque as paredes são preenchidas com materiais isolantes, que ajudam a manter a temperatura interna mais estável e reduzem a transmissão de ruídos externos.

    6 - Menor carga na fundação: 
    Como as estruturas em Steel Frame são mais leves do que as construções em alvenaria, há menos carga sobre as fundações. Isso significa que o terreno não precisa ser tão resistente, o que é uma vantagem em terrenos com restrições geotécnicas.

    7 - Sustentabilidade: 
    É uma opção mais sustentável do que a construção em alvenaria, pois produz menos resíduos, utiliza menos água e apresenta uma pegada de carbono menor. Além disso, a tecnologia permite a utilização de materiais recicláveis e renováveis na construção.

    8 - Manutenção fácil: 
    Por ser uma estrutura de aço, a manutenção é mais fácil e barata do que a manutenção de uma construção em alvenaria. O aço é resistente à corrosão e não é afetado por cupins e outras pragas, o que significa menos gastos com manutenção preventiva.

    Desvantagens do Steel Frame

    1 - Custo inicial: 
    Embora a tecnologia do Steel Frame apresente vantagens econômicas no longo prazo, o preço pago inicialmente para a construção pode ser mais elevado do que o método tradicional. Isso ocorre porque as peças pré-fabricadas são mais caras do que os materiais utilizados na construção em alvenaria.

    2 - Dependência de mão de obra especializada: 
    A construção requer mão de obra especializada, tanto na fabricação das peças quanto na montagem da estrutura. Isso significa que pode ser mais difícil encontrar profissionais qualificados, o que pode afetar o prazo de entrega da obra.

    3 - Limitação de vãos: 
    As estruturas apresentam limitações quanto ao tamanho dos vãos, o que pode afetar o design da construção. É importante lembrar que a tecnologia não é indicada para construções com vãos muito grandes, pois isso pode comprometer a estabilidade da estrutura.

    paredes steel frame

    4 - Sensibilidade à umidade: 
    Embora as peças sejam tratadas com processos anticorrosivos, a estrutura em Steel Frame é mais sensível à umidade do que as construções em alvenaria. Isso significa que é preciso ter cuidado com a escolha dos materiais isolantes e com a vedação correta das juntas.

    5 - Dificuldade em fixar objetos: 
    As paredes apresentam menor resistência à fixação de objetos, como armários e prateleiras. Isso significa que é preciso utilizar técnicas especiais para fixar esses objetos, o que pode ser mais trabalhoso e exigir mão de obra especializada.

    6 - Baixa resistência ao fogo: 
    Embora o aço utilizado na estrutura seja resistente ao fogo, as paredes apresentam menor resistência ao fogo do que as construções em alvenaria. Isso significa que é preciso utilizar materiais retardantes de fogo nas paredes, o que pode encarecer o projeto.

    7 - Dificuldade na manutenção estrutural: 
    Em caso de necessidade de reparos ou alterações na estrutura, pode apresentar maior dificuldade do que as construções em alvenaria. Isso ocorre porque as peças são encaixadas e parafusadas, o que pode exigir a desmontagem de parte da estrutura.

    Veja também:
    Então é isso pessoal! Espero que tenham entendido o que é o Steel Frame, quais são as suas principais características e quais são suas vantagens e desvantagens em relação aos sistemas construtivos mais convencionais.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

    TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

    Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

    Distância entre Pilares ou Coluna (vão)