Diferença da Argamassa AC1, AC2 e AC3 e qual usar!


aplicação de argamassa de piso

A escolha da argamassa adequada é fundamental para garantir um bom assentamento de cerâmicas e outros revestimentos, evitando problemas como descolamento, trincas e infiltrações. Para isso, é importante conhecer as diferenças entre as argamassas AC1, AC2 e AC3.

Argamassa AC1 ou AC I

É indicada para assentamento de cerâmicas em paredes internas de áreas secas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Ela possui aderência simples, ou seja, é capaz de aderir às superfícies de forma razoável, mas não é recomendada para áreas que possam estar sujeitas a grandes variações de temperatura ou umidade.

A argamassa AC1 possui baixa flexibilidade, o que a torna mais suscetível a descolamentos e trincas em superfícies sujeitas a movimentações estruturais. Portanto, é importante que a superfície esteja bem nivelada e livre de umidade e sujeira antes da aplicação.

Argamassa AC2 ou AC II

É indicada para assentamento de cerâmicas em áreas internas e externas, como pisos, paredes, fachadas e piscinas, onde pode haver contato com água. Ela possui aderência normal, ou seja, é capaz de aderir às superfícies de forma satisfatória em condições normais de uso.

A argamassa AC2 possui maior flexibilidade do que a AC1, o que a torna mais resistente a movimentações estruturais. Ela também é mais resistente à umidade e às intempéries, podendo ser utilizada em áreas externas sujeitas a variações climáticas.

Argamassa AC3 ou AC III

A argamassa AC3 é indicada para assentamento de revestimentos em áreas internas e externas, em pisos e paredes de ambientes residenciais, comerciais e industriais, sendo recomendada especialmente para áreas de tráfego intenso, como corredores, escadas e áreas com grande circulação de pessoas.

As principais características incluem:
  • Alta aderência: possui alta capacidade de aderência, o que garante uma fixação segura dos revestimentos cerâmicos.
  • Resistência mecânica: apresenta elevada resistência à tração e à compressão, o que confere maior durabilidade e resistência ao piso ou parede revestidos.
  • Baixa absorção de água: apresenta baixa absorção de água, o que evita o descolamento dos revestimentos cerâmicos devido à umidade.
  • Fácil aplicação: a argamassa AC3 é facilmente aplicável, o que reduz o tempo de execução da obra e aumenta a produtividade do assentador.
  • Versatilidade: pode ser utilizada em diferentes tipos de substratos, como concreto, argamassa, cerâmica e gesso, ampliando a possibilidade de aplicações.

Qual argamassa usar para assentar porcelanato e cerâmica?

Para assentar pisos de cerâmica, é recomendado o uso de argamassa colante tipo ACI (argamassa colante de uso interno), que é indicada para revestimentos cerâmicos em ambientes internos. No entanto, nada impede o uso da ACII ou ACIII.

Já para assentar porcelanatos, é recomendado o uso de argamassa colante tipo ACIII (argamassa colante de alta aderência), que apresenta uma maior resistência mecânica e aderência para suportar o peso do revestimento. No entanto, para peças de tamanho até 60x60, pode-se usar a ACII.

Veja também:
Porém, é importante verificar as especificações do fabricante do revestimento cerâmico ou porcelanato para confirmar a argamassa mais indicada para o tipo de piso a ser instalado, pois pode haver variações de acordo com as características do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Como fazer alicerce de casa simples, passo a passo!

Aprenda como fazer um PILAR ou COLUNA de concreto!