Saiba como a Energia Solar se transforma em Eletricidade!


placas energia solar

O aproveitamento da energia gerada pelo sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia.

A radiação solar pode ser utilizada como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica e ainda ser convertida diretamente em energia elétrica, por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.

A conversão direta da energia solar em energia elétrica ocorre pelos efeitos da radiação (calor e luz) sobre determinados materiais, particularmente os semicondutores. Entre esses, destacam-se os efeitos termoelétrico e fotovoltaico. 

O primeiro caracteriza-se pelo surgimento de uma diferença de potencial, provocada pela junção de dois metais, em condições específicas. No segundo, os fótons contidos na luz solar são convertidos em energia elétrica, por meio do uso de células solares.


Entre os vários processos de aproveitamento da energia solar, os mais usados atualmente são o aquecimento de água e a geração fotovoltaica de energia elétrica.

Alguns exemplos de como utilizamos a eletricidade são: para iluminarmos a casa, para ver televisão, para satisfazer as nossas necessidades básicas como a higiene e a alimentação, para aceder à internet, carregar o telemóvel, entre inúmeras coisas. Necessitamos da energia elétrica em grande parte das atividades do dia-a-dia. 

Entenda como ocorre a transformação:

De forma resumida, a energia fotovoltaica é produzida através de células fotovoltaicas, constituídas normalmente por silício. 

Estas células têm como base de funcionamento a recepção de fotões (presentes nos raios solares) para prosseguirem à formação de eletrões, gerando o efeito fotoelétrico, descoberto pelo cientista Albert Einstein. 

Por outro lado, a energia térmica é produzida a partir do aquecimento gerado pelo sol, isto é, o calor é transformado em eletricidade através da produção de vapor, que é responsável por girar turbinas ligadas a geradores de energia. 


Agora, se você quer uma explicação mais detalhada desse processo, não deixe de assistir o vídeo logo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

110 Volts ou 220 Volts: saiba porque existe diferença de tensão em alguns estados.

TRAÇO DE CONCRETO: o que é e tabelas com quantidade de material!

Aprenda como tirar o esquadro de um terreno!

Distância entre Pilares ou Coluna (vão)